Um novo estudo analisou os jogos mais estressantes ao medir a frequência cardíaca de 14 jogadores enquanto testavam 16 games diferentes. Os pesquisadores verificaram quais títulos aumentavam mais os batimentos por minuto (BPM), e o jogo que ficou no topo da lista foi Mario Kart. A tensão das corridas, a imprevisibilidade dos ataques dos adversários e a necessidade de recuperação rápida tornaram o jogo o mais estressante da pesquisa.
Outros jogos que elevaram significativamente a frequência cardíaca foram FIFA, Call of Duty, Dark Souls e Fortnite. A adrenalina das partidas competitivas, os combates intensos e a frustração com derrotas foram apontados como fatores determinantes. O estudo também analisou a frequência cardíaca máxima dos jogadores, trazendo uma nova lista com títulos como DOOM, Fall Guys e Battlefield V no topo.
Os pesquisadores destacam que diferentes gêneros e estilos de jogo afetam o nível de estresse dos jogadores de formas variadas. Embora o estudo traga resultados interessantes, os autores sugerem que mais jogos sejam testados futuramente para expandir a compreensão dos efeitos dos videogames na tensão e na experiência dos jogadores.
- Mario Kart
- FIFA
- Call of Duty
- Dark Souls
- Fortnite