Um dos eventos culturais mais aguardados pelos gaúchos, o Noite dos Museus realizará sua nona edição no dia 29 de novembro. A iniciativa, que vem batendo recordes de adesão de público, tendo movimentado mais de 208 mil pessoas em 2024, contará neste ano com um número ainda maior de instituições no circuito de visitação, com 28 espaços culturais abertos das 18h até a meia-noite.
Assim como nas outras edições, será possível conferir gratuitamente os acervos e as exposições dos locais que integram a programação, além de assistir a dezenas de shows, espetáculos e performances artísticas espalhadas por diversos pontos da cidade. Como fez no ano passado, o evento convidará os gaúchos não só a se conectarem com os museus e as instituições culturais da capital, mas também com locais que foram severamente impactados pelas enchentes, como a Praça da Alfândega e a Rua dos Andradas, localizados no Centro Histórico, além de diversas outras regiões, como o Quarto Distrito.
“Embora já tenha passado um ano da enchente, a recuperação das atividades culturais e dos produtores, espaços e artistas locais ainda é lenta. E, com tudo o que aconteceu, é ainda mais importante voltar o nosso olhar para as instituições culturais e valorizar o patrimônio público. Nesta edição, nosso objetivo é reconstruir laços e memórias com a nossa cidade”, destaca Rodrigo Nascimento, idealizador do evento e presidente do Instituto Noite dos Museus.
Voltam a fazer parte do evento neste ano o Centro Cultural da UFRGS, o Centro Histórico-Cultural Santa Casa, o Clube do Comércio de Porto Alegre, o Espaço Força e Luz, a Fundação Ecarta, a Galeria de Arte do DMAE, o Goethe-Institut Porto Alegre, o Instituto Caldeira, o Instituto de Cultura da PUCRS, o Memorial do Judiciário do Rio Grande do Sul, o Memorial do Ministério Público do Rio Grande do Sul, o Mercado Público de Porto Alegre, o Museu da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, o Museu da Cultura Hip Hop RS, o Museu da UFRGS, o Museu de Anatomia da UFCSPA – MAUPoA, o Museu de Arte do Paço – MAPA, o Museu Militar do Comando Militar do Sul, o Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, o Palácio Piratini, a Pinacoteca Ruben Berta e o Planetário da UFRGS.
Entre as novidades estão seis instituições: o Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul, a Associação Comercial de Porto Alegre – ACPA, o Colégio Leonardo da Vinci – Alfa, o Memorial da Justiça Eleitoral Ministro Teori Albino Zavascki, o Memorial do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul e o Museu Estadual Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro.
Como tem feito em todos os anos, o evento contará com uma programação artística especial para cada local participante, reunindo apresentações dentro e fora dos espaços, com atrações que dialogam com a identidade das instituições e com as mostras em exibição. A programação completa será anunciada nos próximos meses.
O Noite dos Museus 2025 conta com financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura, planejamento e produção da Rompecabezas, e realização do Instituto Noite dos Museus e do Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução.
Serviço
9ª edição do Noite dos Museus
Dia 29 de novembro, sábado, das 18h até a meia-noite
Gratuito