A exposição Superação e Solidariedade, que retrata a enchente histórica que atingiu Porto Alegre em maio de 2024, pode ser visitada até o dia 11 de julho no Museu de Arte do Paço, localizado na Praça Montevidéu, 10, no Centro Histórico da Capital. A mostra integra a programação da Semana da Superação e da Solidariedade e tem como objetivo relembrar os impactos da tragédia climática, além de celebrar a mobilização coletiva que salvou vidas durante o período crítico.
A exposição reúne 48 fotografias e ocupa três salas do 1º andar do Museu. Os registros foram feitos por fotógrafos da Prefeitura de Porto Alegre e por profissionais de veículos de comunicação que acompanharam os acontecimentos. As imagens retratam desde os efeitos devastadores da enchente de 2024, que atingiu cerca de 30% do território da cidade, até momentos de resgate, apoio nos abrigos e ações de voluntários.
A mostra também apresenta imagens históricas da enchente de 1941 — até então considerada a maior da história de Porto Alegre — e registros da missão oficial da prefeitura aos Países Baixos, realizada em fevereiro deste ano, em busca de soluções para gestão hídrica e adaptação às mudanças climáticas. Entre os destaques, está uma homenagem visual ao trabalho incansável de voluntários, servidores e organizações envolvidas no enfrentamento da tragédia.
Na primeira sala, estão painéis fotográficos dedicados exclusivamente à enchente de 2024. Na segunda, o público confere imagens da enchente de 1941 e da visita oficial à Europa. Já a terceira sala oferece uma projeção em vídeo sobre os acontecimentos de 2024. Complementam a exposição três imagens de satélite da Nasa e sete fotografias históricas do Acervo do Museu Joaquim José Felizardo.
A visitação é gratuita e aberta ao público até 11 de julho.



