Em uma tarde marcada pela emoção e pelo orgulho tradicionalista, Guaíba recebeu oficialmente, neste domingo (24) a Chama Crioula, conduzida pela Associação Cultural Guardiões da Centelha da Chama Crioula, diretamente da cidade de Caxias do Sul.
A centelha percorreu mais de 150 quilômetros a cavalo até chegar ao município, onde foi fundida à Chama do Milênio, eternamente acesa no Museu do Gaúcho. O ato simboliza a abertura oficial dos festejos farroupilhas e o início do 5º Sarandeio Farroupilha de Guaíba.
“Receber a Chama Crioula é um momento de orgulho e identidade para todos nós. Guaíba é a casa da Chama do Milênio e, mais uma vez, reafirma seu compromisso em manter viva a tradição e a cultura do nosso povo”, destacou a vice-prefeita Claudinha Jardim.
O prefeito Marcelo Maranata também ressaltou a importância do ato:
“Este momento fortalece nossas raízes e une gerações em torno de valores que fazem parte da história do Rio Grande. É uma honra para Guaíba sediar mais uma edição do Sarandeio Farroupilha.”
A Chama Crioula permanecerá no Museu do Gaúcho até o dia 11 de setembro, quando será conduzida ao Parque do CTG Gomes Jardim, marcando oficialmente o início do Sarandeio Farroupilha no município.