O Acampamento Farroupilha 2025 teve sua cerimônia de encerramento neste sábado (20), às 15h, no palco Jayme Caetano Braun, no Parque Harmonia, em Porto Alegre. O ato foi marcado pela extinção da Chama Crioula e contou com a presença da secretária municipal da Cultura, Liliana Cardoso, além de integrantes da comissão organizadora e autoridades convidadas. As atividades oficiais seguem até este domingo (21).
Nesta edição, 236 piquetes ocuparam cerca de 100 mil metros quadrados, promovendo projetos culturais sob o tema “Ondas curtas para uma história longa – o centenário de Darcy Fagundes e os 70 anos do Grande Rodeio Coringa”. O patrono foi o tradicionalista Rene Barbachan, um dos pioneiros do evento.
A programação reuniu mais de 120 atrações musicais e artísticas, distribuídas entre os palcos Jayme Caetano Braun – com estrutura em 360º – e Nico Fagundes. Shows de entrada gratuita aconteceram diariamente, com destaque para nomes como Tchê Barbaridade, Tchê Guri, Shana Müller, Pirisca Grecco, Nenito Sarturi e Jairo Lambari Fernandes. Também houve apresentações de CTGs, grupos de dança, declamadores, trovadores, chuleadores e recitais de poesia.
“Durante estes 20 dias de Acampamento Farroupilha, o maior evento dedicado à cultura gaúcha, reafirmamos nossas raízes. Em 2026 estaremos de volta para seguir celebrando o que temos de mais valioso no Rio Grande do Sul: nossas origens”, destacou Liliana.
A realização do Acampamento é uma parceria da Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), com a Comissão dos Festejos Farroupilhas e a concessionária GAM3 Parks, responsável pelo parque.
Desfile – Mais cedo, o prefeito participou do tradicional desfile de 20 de Setembro, realizado na avenida Edvaldo Pereira Paiva.



