A Câmara Municipal de Porto Alegre, por meio da Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação (Cuthab), promoveu nesta terça-feira (23/09) a discussão sobre a implementação de Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) na cidade. A iniciativa foi proposta pela presidente da comissão, vereadora Karen Santos (PSOL), que enfatizou a necessidade de conectar a crescente população da Zona Sul ao restante da capital.
O secretário municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, revelou que a Prefeitura já possui estudos concluídos sobre a viabilidade de um VLT ligando a Zona Sul ao Centro Histórico. Além disso, há análises em andamento para futuras linhas, incluindo uma possível conexão entre o aeroporto e o Centro.
Durante a reunião, o arquiteto Selton Gualda (UFRGS) apresentou um projeto de VLT na Orla do Guaíba, ligando o Centro Histórico ao bairro Cristal. O objetivo é facilitar o acesso a áreas de cultura, lazer e esportes, como museus, shoppings, o Estádio Beira-Rio e o parque da Orla, atualmente com oferta limitada de transporte público.
O técnico em trânsito da EPTC, Luiz Cláudio Ribeiro, comentou sobre a alternativa de transporte elevado como solução urbana. Ele destacou que, apesar do custo mais alto, será necessário definir prioridades, considerando regiões com maior demanda, como a Zona Sul e a região da Farrapos.
CMPA.