Um novo Plano Municipal de Juventude começou a tramitar na Câmara de Porto Alegre, com autoria do vereador Bruno Mattos (PT). O Projeto de Lei é destinado a jovens entre 15 e 29 anos, terá vigência de dez anos e será acompanhado por monitoramento e avaliação periódica para medir resultados e impactos.
O plano tem como objetivo central garantir os direitos dos jovens, fomentando programas voltados à cultura, esporte, lazer, meio ambiente, mobilidade e desenvolvimento comunitário. Além disso, prevê ações de qualificação profissional para ampliar oportunidades de emprego e renda, contribuindo para a autonomia da juventude.
De acordo com Mattos, a iniciativa busca criar uma política de Estado permanente, promovendo integração entre diferentes áreas da administração municipal. “A juventude é uma potência para o desenvolvimento sustentável, inclusivo e democrático da cidade”, afirmou.
O plano também destaca o empoderamento e protagonismo juvenil, assegurando que os jovens participem da elaboração, acompanhamento e avaliação das políticas que impactam suas vidas, garantindo representatividade efetiva em todos os níveis.
CMPA.



