Feira do Livro de Porto Alegre é aberta oficialmente no Centro Histórico
Pesquisar
Foto: Alex Rocha/PMPA

Feira do Livro de Porto Alegre é aberta oficialmente no Centro Histórico

A prefeitura participa da feira com o estande “Patrimônio Imaterial: As Lendas Urbanas de Porto Alegre”, organizado pela Secretaria Municipal da Cultura por meio do Museu Joaquim José Felizardo

Compartilhe esta notícia:

A 71ª Feira do Livro de Porto Alegre foi aberta oficialmente no final da tarde desta sexta-feira (31) no Teatro Petrobras Carlos Urbim, na Praça da Alfândega, Centro Histórico da Capital. O evento segue até 16 de novembro, com visitação diária das 10h às 20h.

O prefeito Sebastião Melo, a vice-prefeita Betina Worm, a secretária municipal da Cultura, Liliana Cardoso Duarte e a primeira-dama Valéria Leopoldino, entre outras autoridades e convidados da Câmara Rio-Grandense do Livro, estiveram no evento.

Com o tema “Beba desta fonte”, a edição de 2025 tem como patrona a escritora Martha Medeiros e reúne 79 expositores. Após a cerimônia, ocorreu o tradicional toque da sineta e o passeio de abertura pelos estandes. A expectativa da organização é receber cerca de 1,5 milhão de visitantes.

“A Feira do Livro reforça o papel de Porto Alegre como capital literária e espaço de encontro entre autores, leitores e a diversidade cultural gaúcha”, complementou a secretária municipal da Cultura, Liliana Cardoso Duarte.

A patrona da feira, Martha Medeiros, lembrou as oito escritoras mulheres que a precederam na função e disse estar emocionada ao juntar-se a elas. Ela destacou o evento como a festa cultural mais importante do estado. “Num momento em que vivemos tempos tão desumanos, esta feira celebra o livro que nunca será abatido e é cada vez mais necessário para manter a sociedade de pé”, afirmou.

Lendas urbanas – A prefeitura participa da feira com o estande “Patrimônio Imaterial: As Lendas Urbanas de Porto Alegre”, organizado pela Secretaria Municipal da Cultura por meio do Museu Joaquim José Felizardo.

A mostra apresenta painéis sobre histórias que fazem parte do imaginário popular da Capital, reconhecidas como patrimônio cultural imaterial. Entre elas, estão os crimes da Rua do Arvoredo, Maria Degolada, as lágrimas de Obirici e as torres malditas.

Durante o evento, será distribuído material informativo sobre as lendas ao público visitante.

Banda Municipal – Neste sábado, 1º, às 18h, a Banda Municipal de Porto Alegre se apresenta no Teatro Petrobras Carlos Urbim, sob regência do maestro Diego Ramires e direção de Eliseu Rodrigues, integrando a programação oficial da feira.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.