O histórico piano Steinway & Sons Model C da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul foi retirado do Teatro Dante Barone para passar por um restauro completo. O instrumento, adquirido em 1972, apresentava desgaste que o impedia de ser utilizado em apresentações.
Produzido em Hamburgo, na Alemanha, e importado da renomada Steinway & Sons, sediada em Nova Iorque, o piano é classificado como Semi-Concert Grand, com 2,26 metros de comprimento. O serviço contratado para restauração tem valor de R$ 96 mil, prazo inicial de 180 dias e possibilidade de extensão por mais 90 dias, mediante justificativa formal.
O piano já foi destaque em eventos culturais importantes, como o Sarau Especial de 2009, no Ano da França no Brasil, com performance do pianista Pascal Gallet, que destacou a qualidade técnica e sonora do instrumento. Ele também foi utilizado em saraus do Solar Especiais e apresentações da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa).
Reconhecido mundialmente, o Steinway Model C é um dos instrumentos mais valorizados da fabricante, preferido por músicos consagrados como Franz Liszt, Glenn Gould e Billy Joel. Com o restauro, o piano volta a reforçar a ligação da Assembleia com a cultura, oferecendo apresentações de excelência à sociedade gaúcha.
ALRS.