A cidade de Xangri-Lá, no litoral norte do Rio Grande do Sul, será palco da quinta Exposição Passaporte de Primavera do ciclo 2026 do Cavalo Crioulo, entre os dias 13 e 15 de novembro. A competição definirá quatro machos e quatro fêmeas classificados para a final de Morfologia na Expointer, em Esteio (RS).
Este é o segundo ano consecutivo em que o município sedia a prova morfológica, e a expectativa é superar o número de 111 exemplares participantes da última edição. “A procura dos criadores, expositores e apaixonados pela raça crioula faz com que nossas expectativas sejam as melhores possíveis. Esperamos um baita evento para ficar marcado na história da região e do Cavalo Crioulo”, afirmou Diego Fernandes, presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Litoral Norte (NCCCLN).
O evento ocorrerá no Parque Municipal de Eventos de Xangri-Lá, que recebeu melhorias na infraestrutura, e contará também com shows musicais, feira gastronômica e um sorteio de sêmen de Cavalos Crioulos selecionados entre os 50 primeiros inscritos.
A Passaporte de Xangri-Lá será julgada por Gustavo Silveira Rodrigues, com Luciano Comiotto como jurado auxiliar e Felipe Maciel como técnico admissional. A organização é do NCCCLN, com apoio da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), e transmissão ao vivo pelo YouTube da entidade, narrada por Bruno Silveira e comentada por Rodrigo Albuquerque Py.
Além desta etapa, o ciclo 2026 do Cavalo Crioulo seguirá com mais quatro Exposições Passaportes até dezembro de 2025, nas cidades de Sant’Ana do Livramento, Lajeado, Caxias do Sul e Brasília.
O Ciclo Morfológico do Cavalo Crioulo conta com o patrocínio de Supra, Vetnil, John Deere e Florestal.
📅 Programação resumida:
13/11 (quinta): Entrada dos animais, palestras e concentração de machos
14/11 (sexta): Julgamento das categorias incentivo, campeonatos e confraternização com show
15/11 (sábado): Julgamento das categorias fêmeas e encerramento oficial



