Acadêmicos de Niterói reage ao rebaixamento após desfile que exaltou Lula – Notícias
Pesquisar
Foto: Reprodução

Acadêmicos de Niterói reage ao rebaixamento após desfile que exaltou Lula

O enredo “Do alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil” apresentou a trajetória do petista desde a infância até o retorno ao Palácio do Planalto

Compartilhe esta notícia:

A Acadêmicos de Niterói se manifestou nesta quarta-feira (18) após ser rebaixada do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro. Em publicação nas redes sociais, a agremiação afirmou que “a arte não é para os covardes” e questionou “quanto vale entrar para a história?”. Estreante na elite da folia carioca, a escola encerrou a apuração na última colocação, com 264,6 pontos, após levar para a avenida um desfile em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O enredo “Do alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil” apresentou a trajetória do petista desde a infância até o retorno ao Palácio do Planalto. A apresentação incluiu referências diretas ao Partido dos Trabalhadores, com alas temáticas, menções ao número 13 e o uso do tradicional grito “Olê, olê, olê, olá, Lula, Lula”, além de sátiras e críticas a adversários políticos. O desfile, realizado na Marquês de Sapucaí, teve ampla repercussão dentro e fora do mundo do samba.

A homenagem também gerou reação no meio político, com partidos e parlamentares de oposição avaliando levar o caso à Justiça Eleitoral, sob o argumento de possível ilícito eleitoral. Ciente do caráter controverso do desfile, Lula seguiu orientações jurídicas: acompanhou quase toda a apresentação de um camarote da prefeitura, ao lado do prefeito Eduardo Paes, e entrou rapidamente na avenida apenas durante a passagem da escola. Já a primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, chegou a ser anunciada como destaque de um carro alegórico, mas desistiu ainda na concentração para evitar, segundo nota divulgada, uma possível “perseguição” ao presidente.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.