Museu da Cultura Hip Hop RS amplia acervo, ganha tecnologia e reforça experiência interativa – Notícias
Pesquisar
Foto: Divulgação / MCHHRS

Museu da Cultura Hip Hop RS amplia acervo, ganha tecnologia e reforça experiência interativa

Com as mudanças, a Exposição Permanente passou a ser o centro da experiência imersiva e foi rebatizada como Sala Cinco Elementos

Compartilhe esta notícia:

O Museu da Cultura Hip Hop RS, em Porto Alegre, acaba de passar por uma ampla remodelação em sua área permanente e incorporou cerca de 500 novos itens ao acervo. Viabilizada por meio da Lei Rouanet, com patrocínio master da Petrobras e patrocínio da Caixa Econômica Federal, a atualização torna o espaço ainda mais tecnológico e interativo. Prestes a alcançar a marca de 60 mil visitantes em dois anos de atividade, o museu é o primeiro e único da América Latina dedicado exclusivamente ao movimento hip hop.

Os novos itens vieram das nove regiões funcionais do Rio Grande do Sul e reforçam o papel do museu como referência na preservação, documentação e difusão da cultura hip hop, especialmente no Sul do país. A remodelação incluiu a instalação de painéis de LED, telas touch, projeções e novas plotagens, valorizando a memória, a estética e o caráter comunitário do movimento, sem alterar a estrutura física já consolidada do espaço.

Com as mudanças, a Exposição Permanente passou a ser o centro da experiência imersiva e foi rebatizada como Sala Cinco Elementos. O ambiente reúne agora 14 núcleos temáticos, concebidos para oferecer ao visitante uma experiência narrativa, educativa e sensorial, conectada aos valores de resistência, criatividade e coletividade que marcam a história do hip hop.

Entre os destaques da nova fase estão o painel de LED de boas-vindas, que funciona como um portal visual para o universo do hip hop, a Linha do Tempo interativa com fatos marcantes do movimento, o núcleo Hip Hop das Manas, dedicado ao protagonismo feminino, além de totens interativos, vitrines cenográficas e painéis com estética futurista. Um mosaico com telas de LED também destaca imagens históricas do hip hop gaúcho.

Para o fundador e coordenador do museu, Rafa Rafuagi, a atualização constante é parte da essência do projeto. “O museu é um organismo pulsante que sempre estará sendo atualizado, porque a história do hip hop não para. A nossa ideia é ter remodelações significativas para ampliar o conhecimento e enriquecer a experiência do público”, afirma. Localizado na Rua Parque dos Nativos, 545, o Museu da Cultura Hip Hop RS funciona de terça a sábado, das 9h às 12h e das 14h às 17h, com entrada gratuita e opções de visitas livres ou agendadas.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.