Operação Inverno: 538 pessoas são acolhidas na rede montada pela prefeitura
Foto: Alex Rocha | PMPA

Operação Inverno: 538 pessoas são acolhidas na rede montada pela prefeitura

Animais que chegaram ao Gigantinho com seus donos também receberam atendimento

Compartilhe esta notícia

A Operação Inverno acolheu para pernoite 538 pessoas em situação de rua na noite de quarta-feira, 28, e madrugada de quinta-feira, 29, nos equipamentos disponíveis da rede municipal. Com o aumento das vagas há necessidade de kits de higiene pessoal (escova, pasta de dente e sabonete). As doações podem ser entregues diretamente no Portão 1 do Gigantinho.

No ginásio do Sport Club Internacional, 128 pessoas ingressaram e receberam alimento, cama quente, banho e cuidado. Alguns levaram seus animais. Três cães ingressaram com seus tutores, receberam vermífugo, anti-pulgas e roupinhas do Gabinete da Causa Animal da prefeitura.

Nos abrigos e albergues foram 188 acolhidos e as 200 vagas das pousadas usadas. O reforço das paróquias da Arquidiocese de Porto Alegre ajudou para o pernoite de 22 pessoas.

“Além do atendimento reforçado na rede da prefeitura de albergues, abrigos e pousadas, agradeço imensamente também às paróquias da cidade que abriram as portas para oferecer teto a quem precisa. Estamos falando de dignidade e humanidade. Gratidão ao que todos estão fazendo por Porto Alegre ”- prefeitos Sebastião Melo.

O café da manhã oferecido pela Loja Maçonaria Elix Athena teve um reforço que movimentou os usuários. O ex-jogador Dunga e sua equipe do projeto Seleção do Bem foram pessoalmente levar os alimentos a ajudar a servir. “Quando soubemos da ação nos oferecemos como parceiros ao prefeito. Ele aceitou nossa oferta e aqui estamos. Não apenas trazendo o café, mas conversando e dando um pouco de afeto a estas pessoas”, ressaltou o ex-jogador e ex-técnico da Seleção Brasileira.

Saúde e trabalho – Outras equipes da prefeitura também estão no Gigantinho. A Unidade Móvel da Secretaria Municipal de Saúde atende aos usuários e o Sine Municipal faz cadastros para encaminhamento a entrevistas de emprego. Já a barbearia La Mafia está no local com dois profissionais cortando cabelos gratuitamente.

Como ajudar – Doações de agasalhos e cobertores podem ser feitas através do Movimento Poa que Doa, programa social coordenado pelo Gabinete da Primeira-dama do Município de Porto Alegre, que reúne as campanhas do agasalho e do alimento 2021. O objetivo é atender pessoas em situação de vulnerabilidade social. Os donativos podem ser entregues em 17 pontos de coleta espalhados pela cidade e em drive-thrus de vacinação, divulgados no site da prefeitura. Confira aqui os pontos de coleta para doações. (PMPA)

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!