Brigada Militar prende mais de 600 pessoas durante operação no fim de semana
Foto: Divulgação | Brigada Militar

Brigada Militar prende mais de 600 pessoas durante operação no fim de semana

Foram presas 608 pessoas, entre elas estavam 26 foragidos do sistema penitenciário.

Compartilhe esta notícia

No último fim de semana, entre sexta (30/7) e domingo (01/8), a Brigada Militar realizou mais uma etapa da Operação Hoplitas em diversas regiões do estado, focada em reduzir o número de homicídios, latrocínios e crimes contra o patrimônio em locais e faixas de horário selecionados a partir de análise criminal.

Foram presas 608 pessoas, entre elas estavam 26 foragidos do sistema penitenciário, 323 foram prisões em flagrante e 259 detenções ocorreram por termos circunstanciados. Também foram apreendidas 27 armas de fogo, 224 munições e 175 quilos de entorpecentes. No total, 4.158 pessoas foram abordadas e 2.248 veículos fiscalizados.

A Operação Hoplitas foi desencadeada no segundo fim de semana de junho e vem sendo realizada sistematicamente das sextas a domingos com abordagem de pessoas e barreiras veiculares, entre outras ações de ostensividade. O efetivo do policiamento ostensivo e das equipes de Força Tática dos Batalhões é reforçado com o emprego de militares lotados em setores administrativos de unidades da Brigada Militar. Também integram a Operação Batalhões de Polícia de Choque (BPChqs), Batalhão de Aviação (BavBM) e Batalhão de Operações Especiais (BOPE).

O nome da operação remete a uma classe especial de soldados da Grécia antiga que, de posse de escudos chamados óplon, foram referências no combate de infantaria de seu tempo. Notabilizados pela disciplina, espírito de corpo e elevado grau de treinamento, os hoplitas simbolizam o espírito guerreiro de uma tropa no enfrentamento de quaisquer adversidades, lutando lado a lado para formar uma linha em defesa de seu povo. Com essa inspiração, o Comando-Geral da Brigada Militar idealizou a Operação Hoplitas.

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!