Pesquisa aponta diferença de sintomas da Covid-19 entre homens e mulheres – Porto Alegre 24 horas

Pesquisa aponta diferença de sintomas da Covid-19 entre homens e mulheres

Estudo aponta que pessoas do gênero masculino sofrem mais com falta de ar, cansaço e febre, enquanto as do gênero feminino são impactadas por dores abdominais e perda do paladar
Foto: Luis Angel Gonzales Taipe | EFE

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

Os homens contaminados pelo coronavírus sofrem mais com falta de ar, cansaço e febre, enquanto a maior parte das mulheres relata dor abdominal e perda de paladar. Esse é um dos resultados de um estudo realizado na Inglaterra e publicado na revista The Lancet que acompanhou 38 mil pessoas infectadas e não infectados pelo vírus.

O representante comercial Vinícius Alves conta que teve a Covid-19 e precisou ser internado em estado grave. “Quando completou seis dias estava muito mal, saturação estava em 78%. Saí de casa e parecia um senhor de 70 anos, não conseguia andar ou respirar. E a sensação de morte era terrível”, relata. A esposa dele também ficou doente, mas teve sintomas mais leves. “Tive falta do paladar, não sentia gosto ou cheiro das coisas. E durante dois dias tive um pouco de febre e um calafrio semana e de duas a três vezes ao dia eu tinha que entrar no banho para amenizar o calafrio”, relembra.

O infectologista Júlio Croda afirma que o estudo britânico sobre as diferenças de sintomas entre homens e mulheres pode ajudar no enfrentamento à pandemia, principalmente em cenários onde há ausência de testes clínicos. “É possível já orientar o isolamento, orientar a testagem, principalmente em um momento importante da pandemia onde se falta teste diagnóstico, onde existe dificuldade de testar. Uma alternativa interessante é testar as pessoas com maior probabilidade de ter a doença e recomendar o isolamento precoce”, aponta. O médico, no entanto, alerta que a pesquisa indica as diferenças, mas cada corpo reage de uma maneira à infecção pelo coronavírus. (Jovem Pan)

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Políticas de privacidade