Servidores protestam nesta quarta-feira em todo o Brasil contra reforma administrativa
Foto: Luiza Castro | Sul21

Servidores protestam nesta quarta-feira em todo o Brasil contra reforma administrativa

Mobilização ocorre em diversas cidades do País nesta quarta-feira (18)

Compartilhe esta notícia

Do Sul21

Servidores públicos municipais, estaduais e federais realizam nesta quarta-feira (18), em dezenas de cidades pelo País, manifestações contrárias à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 32, da reforma Administrativa. Além disso, entidades representativas das categorias e centrais sindicais convocam uma paralisação nacional contra a proposta para esta quarta.

A PEC 32 prevê, entre outros coisas, o fim da estabilidade no serviço público e é defendida pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, como uma medida para combater privilégios e minimizar gastos na administração pública. Contudo, esta argumentação é contestadas por representantes dos trabalhadores.

“A Reforma Administrativa não atinge em nenhum aspecto os segmentos mais privilegiados do serviço público. O Judiciário, os militares, o Ministério Público e os políticos, que significam os maiores vencimentos do serviço público, ficaram de fora da Reforma. Ela vai atingir em cheio, principalmente, os serviços que a população mais necessita, como educação, saúde e segurança pública. Ou seja, o discurso de que a Reforma pretende racionalizar o Serviço Público, não passa de um grande engodo. Os grandes salários, como dos políticos, continuarão preservados, como em todas as reformas realizadas até hoje”, disse em nota a Ugeirm, sindicato que representa agentes da Polícia Civil do Rio Grande do Sul.

Presidente nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Sérgio Nobre destaca que os atos convocados para esta quarta também tem o objetivo de chamar a atenção para o alto desemprego, cobrar o pagamento do auxílio emergencial de R$ 600 e a vacinação para todos, assim como protestar contra as privatizações e o empobrecimento da população.

“Amanhã, 18 de agosto, será um dia muito importante para toda a classe trabalhadora e não somente para os servidores públicos, que farão greve contra a reforma Administrativa, a famigerada PEC 32, que desmonta o serviço público, e sabemos bem o que seria de nós, nessa pandemia, sem o SUS e os trabalhadores essenciais. Amanhã, será também um dia de luta, protestos, atos, mobilizações e paralisações, no país inteiro, para toda a classe trabalhadora, em defesa de empregos de qualidade, de renda, de direitos, contra o desastre que esse governo caótico vem impondo a nós com medidas como a MP 1045, que acaba dom nossos direitos e o futuro dos nossos jovens, contra as privatizações de empresas, como a Petrobras, que são indutoras de crescimento do Brasil, contra todo esse caos que elevou a fome a carestia”, diz Nobre.

Alagoas

Maceió: Ato “Não à Reforma Administrativa”, às 9h30, na Praça Sete Coqueiros

Bahia

Salvador: a partir das 10h com concentração no Campo Grande e caminhada até à Praça Castro Alves

Vitória da Conquista, ato às 9h na Praça 9 de Novembro

Ceará

Fortaleza, às 8h, na Praça da Imprensa.

Antonina do Norte, ato de servidores públicos representados pelo Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Antonina do Norte, Saboeiro, Aiuaba e Arneiroz, na Rua Antônio Delfino. A luta inclui também pautas como a reposição salarial, aprovação do PL da Enfermagem e piso dos Agentes de Saúde e Endemias.

Canindé, ato dos servidores públicos municipais, organizados pelo Sindsec, às 8h. na pauta também a luta contra práticas antissindicais por gestores do serviço público no município.

Distrito Federal

Brasília: Ato e coletiva da CUT, centrais e sindicatos, às 10h no Anexo II da Câmara dos Deputados.

Espírito Santo

Vitória, a partir da 8h30 na Praça Jucutuquara

Goiás

Goiânia, a partir das 9h em frente a Assembleia Legislativa

Maranhão

São Luís, ato em defesa da educação pública de qualidade e melhores condições de trabalho aos profissionais da educação, na Praça Deodoro, às a partir das 9h em frente a Assembleia Legislativa

Mato Grosso

Cuiabá, às 8h, na praça do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), em frente ao Pantanal Shopping

Mato Grosso do Sul

Campo Grande: Ato em frente à Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) às 9h

Minas Gerais

Belo Horizonte: às 17h, na Praça Central

Pará

Belém, a partir das 8h, no Mercado de São Brás. Também haverá assembleia com trabalhadores, ato público e manifestação e rua, a partir das 8h, no Mercado de São Brás e café da manhã dos servidores do MPPA, TJPA, DP-PA e ALEPA, com panfletagem e diálogo com a população do comércio belenense (das 08:00 às 10, 00h, na Praça Felipe Patroni)

Paraíba

João Pessoa: Dia Nacional de Luta em Defesa do Serviço Público, contra privatizações e contra a PEC 32! Em Aracaju, às 15h, o protesto vai sair da Pça General Valadão em caminhada pelas ruas do Centro.

Paraná

Curitiba, às 18h, na Praça Santos Andrade.

Maringá: ato ao lado do Terminal Maringá, às 16h30

Umuarama: ato em frente à UPA, às 9h, na Av. Ângelo Moreira da Fonseca, 786

Pernambuco

Recife: concentração no Parque 13 de maio, às 15h e caminhada pela Rua do Hospício até os Correios no Centro. Ato também às 15h em frente à Faculdade de direito do Recife. Haverá também Distribuição de cestas básicas (no horário da manhã)

Piauí

Teresina: às 8h, na Praça da Liberdade.

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro: às 16h, com concentração na Candelária e caminhada até o Alerjão. Também no Rio, o Sindicato Estadual dos profissionais da educação do Rio de Janeiro (SEPE/RJ), fará um ato na Praça Pio X, às 15h.

Campos dos Goytacases: ato a partir das 9h, no Calçadão do Centro da Cidade (Pelourinho)

Mendes, ato do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do RJ (Sepe/Mendes), contra a PEC 32 e “#ForaBolsonaro, na Praça das Bandeiras, às 11h.

Niterói: ato às 9h, em frente ao CE Liceu Nilo Peçanha

Nova Friburgo: ato contra a PEC 32 e #ForaBolsonaro, às 17h, na Rodoviária Urbana

Resende: ato às 17h no Mercado Popular

Rio das Ostras: ato no Sacolão Rei do âncora, às 10h (Rua das Casuarinas

Rio Grande do Norte

Natal: a partir das 14h, em frente à agência do INSS, na Rua Apodi

Mossoró, ato público às 8h, no bairro Aeroporto

Rio Grande do Sul

Porto Alegre, os atos contra a reforma Administrativa, contra a MP 1045, que acaba com direitos trabalhistas e pelo Fora, Bolsonaro, serão realizados ao longo do dia:

– Às 11h, no HPS;

– Às 13h, Vigília no Palácio Piratini;

– às 18h, ato na Esquina Democrática.

Rio Grande: manifestação às 14h, na Praça Central

Santa Maria: ato às 14h, no Largo Doutor Pio

Rondônia

Porto Velho: às 8h, na esquina da Av. José Vieira Capúla com Av. Rio madeira.

Santa Catarina

Florianópolis: ato às 16h, em frente à Catedral

Joinville: ato às 18h30, na Praça da Bandeira

Blumenau: ato/assembleia do Sintraseb e Sinte Regional, às 15h, na Praça da Prefeitura

Criciúma: panfletagem, das 9h às 18h, na Praça Nereu Ramos, ações de pressão aos deputados federais na região e ato no final da tarde

Jaraguá do Sul: das 9h às 17h acontecerá panfletagem no Terminal Urbano e um ato de encerramento no Museu da Paz, às 17h

Chapecó: ato às 17h30, em frente à Catedral.

São Paulo

São Paulo – Capital: 15h – Ato na Praça da República – Centro

Bauru: 15h30 – Carreata com concentração na Praça da Paz

Campinas: 17h30 – Ato no Largo do Rosário – Centro

Carapicuíba: 10h – Calçadão de Carapicuíba

Diadema: 10h – Ato na Praça da Matriz (Praça Pe. Agostinho Bertoli, s/nº – Centro)

Jacareí: 10h15 – Ato na Praça Conde Frontim

Limeira: 8h – Ato em frente à Prefeitura (Rua Prefeito Doutor Alberto Ferreira, 179 – Centro)

Osasco: 14h – Em frente ao Osasco Plaza (Rua Ten. Avelar Píres de Azevedo, 81 – Centro)

Praia Grande: às 10h, em frente à Câmara Municipal.

Ribeirão Preto: 17h – Ato na Esplanada do Pedro II

Santo André: 9h – Caminhada com concentração em frente ao SindSaúde ABC (Av. Pereira Barreto, 1.900, em Santo André), com caminhada até o Paço Municipal de SBC. Também às 10h – Ato no Paço Municipal de Santo André (Praça IV Centenário, s/nº)

Santos: 10h – Ato na Praça Visconde de Mauá – Centro

São Bernardo do Campo: 9h – Ato na Praça da Matriz – Centro

São Carlos: 17h – Ato na Praça do Mercado Municipal (Praça Maria Aparecida Resitano)

São José dos Campos: 8h – Ato no Paço Municipal (Rua José de Alencar, 123 – Centro)

Sergipe

Aracaju, ato às 8h, em frente à Assembleia Legislativa do estado. Os professores e professoras da rede estadual e das 74 redes municipais filiadas ao SINTESE farão ato contra a reforma administrativa, por valorização do magistério e pela revogação do desconto de 14% nas aposentadorias e pensões dos servidores públicos estaduais. Ainda em Aracajú, ato da CUT e centrais sindicais às 15h na Praça General Valadão.

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!