Suspeita de vaca louca derruba preço do boi gordo na Bolsa de Valores
Foto: AFP

Suspeita de vaca louca derruba preço do boi gordo na Bolsa de Valores

É preciso comunicar com transparência o que está em investigação para diminuir tensões desnecessárias e não impactar um dos mais pujantes setores da economia brasileira

Compartilhe esta notícia

A suspeita de um caso de vaca louca em um animal localizado em Minas Gerais impactou o mercado pecuário no Brasil nesta semana, e os contratos de boi gordo negociados na Bolsa recuaram mais de 5%. O mal da vaca louca é uma doença que ataca o sistema nervoso central de animais, que passam a agir como se estivessem enlouquecidos, o que explica o nome popular. O caso está em apuração. Foram pedidos uma série de exames e de contraprovas em laboratórios internacionais. De acordo com o Ministério da Agricultura, o Brasil adota procedimentos de vigilância, investigação e notificações recomendados pela Organização Mundial de Saúde Animal. Segundo a pasta, casos em investigação são corriqueiros dentro dos procedimentos de vigilância estabelecidos, e medidas preventivas são adotadas imediatamente para garantir o controle sanitário. Uma vez concluído o processo de investigação, os resultados serão informados.

Confira nossos perfis no Instagram, TwitterFacebook e Telegram e tenha acesso a todas nossas notícias.

Em casos atípicos, a enfermidade é desenvolvida de forma espontânea no organismo do animal, geralmente mais velho. Os riscos para suspensão de exportações de carne bovina brasileira tendem a ser menores nesse contexto. No caso clássico da doença, o animal contaminado adoece por fatores externos, como a ingestão da ração contaminada. Nessas condições, o potencial de impacto na comercialização é maior, destaca Lygia Pimentel, CEO da Agrifatto, uma casa de análises de investimento em ativos agropecuários. “Se [o caso] for típico, é muito grave. A gente ainda não sabe como prever reações porque ainda não vivemos esse tipo de cenário. Tomando como base o mercado internacional, acaba ocorrendo um bloqueio geral por um bom tempo, até baixar o risco da doença”, explica Lygia.

De acordo com a Agrifatto, frigoríficos já cancelaram embarques de carnes para o exterior diante dos rumores de uma investigação por aqui. Todo esse contexto de especulação sobre a suspeita de um caso de vaca louca no Brasil pode fazer o preço da carne cair. “Ninguém sabe até aonde podem ir. O mercado tende a exagerar, sim, mas, onde está o exagero, fica difícil de identificar. Lembrando que isso vem em um momento em que a gente registrou o melhor agosto da história para exportações de carne bovina. Também vem em um momento delicado para o mercado.”

A pecuária brasileira tem uma estrutura sólida de prevenção e controle de doenças que possam gerar riscos à saúde do consumidor. A sanidade dos nossos produtos é reconhecida internacionalmente e, por isso, também novos mercados consumidores se abrem para a proteína animal aqui produzida. É preciso comunicar com transparência o que está em investigação para diminuir rumores e tensões desnecessários nesse momento delicado, que pode impactar um dos mais pujantes setores da economia brasileira. (Jovem Pan)

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!