Brasil e Argentina selam acordo para reduzir tarifa do Mercosul em 10%; Guedes comemora acerto
Foto: Isac Nóbrega | Presidência da República

Brasil e Argentina selam acordo para reduzir tarifa do Mercosul em 10%; Guedes comemora acerto

Tarifa Externa Comum é aplicada em grande parte dos produtos oriundos de países de fora do bloco que engloba os países da América do Sul

Compartilhe esta notícia

O ministro da Economia, Paulo Guedes, comemorou o acordo firmado entre Brasil e Argentina para reduzir em 10% a Tarifa Externa Comum do Mercosul, que é aplicada em produtos vindos de países de fora do bloco. “Foi um dia muito importante para nossos acordos de cooperação internacional”, disse o ministro da Economia em pronunciamento na sede da pasta, logo após o encontro com os argentinos.

Confira nossos perfis no Instagram, TwitterFacebook e Telegram e tenha acesso a todas nossas notícias.

Originalmente, o Brasil desejava uma redução e 20% na tarifa, mas passou a aceitar o corte de 10% neste ano e mais 10% em 2022. O ministro chegou a sugerir que a Argentina pudesse ficar fora do acerto, uma vez que o país se mostrava contra a negociação pela situação delicada de sua economia.

Guedes disse ainda que o acordo prevê reuniões empresariais a cada 60 dias para ampliar a integração no Mercosul e avaliou que o acerto vem em boa hora. “A inflação está começando a subir no Brasil e nós queremos reduzir tarifas de importação. É o momento ideal para ampliar a oferta”, disse. (Jovem Pan)

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!