Mortes por Covid no Brasil tem queda de 94% com avanço da vacinação
Foto: Reprodução

Mortes por Covid no Brasil tem queda de 94% com avanço da vacinação

A média móvel de mortes pelo vírus está abaixo de 200 há 13 dias

Compartilhe esta notícia

O mês de novembro foi o oitavo com registro de queda consecutiva de mortes por Covid-19. Até esta quinta-feira (16) foram registrados 4.827 óbitos pela doença no mês, queda de 41,6% em relação a outubro e 94% em relação a março, mês de pico da pandemia no país.

Confira nossos perfis no Instagram, TwitterFacebook e Telegram e tenha acesso a todas nossas notícias.

Em novembro de 2020 foram registradas 14.666 mortes por Covid, já em novembro deste ano foram registradas 8.263.

Outro dado importante é que a média móvel diária de mortes pela Covid está abaixo de 200 há 13 dias.

Os dados são da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen), que traz números atualizados sobre óbitos no Brasil.

Vacinação

Segundo o professor e doutor em epidemiologia Paulo Petry, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), os números são fruto direto da vacinação.

“Os idosos foram vacinados primeiro, e eram as pessoas que tinham maior taxa de mortalidade. Então é normal que, ali por abril, maio, tivéssemos essa redução. Atribui-se, sem dúvida, à eficácia das vacinas”, diz Petry.

Hoje, todas as faixas etárias acima dos 40 anos estão com pelo menos 80% do público-alvo imunizado com duas doses ou dose única (Janssen).

Entretanto, para que os números cheguem em patamares mínimos se faz necessário manter o uso da máscara e evitar aglomerações.

Para o médico Petry, a pandemia está no caminho de encerramento, momento em que e a doença (Covid-19) se torna endêmica, “ou seja: o vírus não vai desaparecer, mas não vai causar mais a mortalidade que já causou”. (Fórum)

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!