Cidade gaúcha inaugura Cristo maior que o do Rio de Janeiro
Search
Foto: Emerson Edson Rückert

Cidade gaúcha inaugura Cristo maior que o do Rio de Janeiro

Estátua do Cristo Protetor, em Encantado, tem 43,5 metros de altura.

Compartilhe esta notícia

Foram finalizadas as obras do Cristo Protetor, um monumento de 43,5 metros de altura, localizado em Encantado, cidade a 145 km de Porto Alegre, no Vale do Taquari.

A construção começou em 2019, no Morro das Antenas, e terminou no último dia 22. A estátua é a primeira etapa de um complexo turístico, com lojas, restaurantes e mirantes, que tem previsão de inauguração no primeiro semestre de 2023.

O Cristo Protetor é o maior do mundo, com 37,5 metros de altura, mais seis metros do pedestal, somando 43,5. Depois dele, está o Cristo Rei, na Polônia, que possui 36 metros, seguido do Cristo de La Concordia, na Bolívia, com 34. O Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, aparece em quarto lugar, com 30 metros de altura.

Apesar de não ter seu entorno completamente finalizado, o monumento pode ser visitado pelos turistas aos sábados e domingos, das 9 às 17 horas, e é pedida uma contribuição para o acesso de R$ 20.

Já o acesso ao coração do Cristo, onde o visitante terá uma vista panorâmica do Vale do Taquari, começará no início de agosto. “Temos de instalar os vidros e posteriormente o elevador de acesso ao coração”, disse o empresário Rafael Fontana, integrante da Associação Amigos de Cristo (AACE).

As obras têm apoio da AACE, organização sem fins lucrativos que viabilizou os recursos financeiros para o projeto.

Além da proximidade de Porto Alegre, Encantado fica a 180 km de Gramado e 80 km de Bento Gonçalves.

Curiosidade sobre o Cristo Protetor

Altura do pedestal: 6,00 metros;
Altura da estátua: 37,50 metros;
Altura total do monumento: 43,50 metros;
Envergadura dos braços: 39,00 metros;
Peso total previsto: 1.700 toneladas;
Altitude em relação ao nível do mar: 436 metros;
Altura em relação a cidade: 378 metros.
Fonte: O Sul

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!