RS dá um passo histórico com a construção da maior usina de Etanol do Estado
Foto: Imagem Ilustrativa / Freepik

RS dá um passo histórico com a construção da maior usina de Etanol do Estado

Investimento milionário da impulsionará produção e geração de empregos em Passo Fundo

Compartilhe esta notícia

O governador Eduardo Leite marcou presença em uma importante cerimônia em Passo Fundo nesta última sexta-feira (4/8), para anunciar um marco no setor de biocombustíveis no Rio Grande do Sul – a construção da primeira usina de etanol em grande escala do estado. Acompanhado do vice-presidente Geraldo Alckmin e de autoridades do governo federal, Leite celebrou a oficialização do termo de compromisso entre a empresa Be8 e a prefeitura de Passo Fundo, que irá investir R$ 556 milhões na nova fábrica, com previsão de conclusão até 2025.

A Be8, antes conhecida como Bsbios, apresentou durante o evento suas instalações industriais aos convidados, onde explicaram os planos de produção de biocombustíveis a partir de grãos de culturas de inverno, como milho, trigo, triticale, arroz e sorgo. A capacidade de produção da usina será de impressionantes 220 milhões de litros por ano, impulsionando significativamente a produção de etanol no estado, que atualmente atende menos de 1% da demanda interna de cerca de 1 bilhão de litros por ano.

O projeto não apenas irá alavancar o setor agrícola, mas também trará benefícios socioeconômicos consideráveis. Com a produção local de etanol, a expectativa é que a demanda por culturas de inverno cresça, gerando renda tanto no campo como na cidade. Além disso, a nova usina de Passo Fundo criará quase 150 empregos diretos e mais de mil empregos indiretos, fortalecendo a economia local.

O incentivo do governo do Estado ao setor de biocombustíveis também foi destacado durante o evento. O governador Eduardo Leite assinou recentemente um decreto que regulamenta a possibilidade de crédito presumido para produtores de etanol, visando aumentar a competitividade do setor e atrair mais investimentos. Alckmin também valorizou o aspecto sustentável da indústria de etanol, alinhando-se com a agenda climática de descarbonização assumida pelo governo estadual. A Be8, por sua vez, anunciou que além do etanol, a fábrica produzirá farelo oriundo do processo fermentativo, que poderá ser utilizado na produção de rações animais, e o glúten vital, obtido a partir da farinha de trigo, contribuindo para a redução da dependência brasileira de importações desse produto.

Com esse importante empreendimento, o Rio Grande do Sul mostra-se comprometido com o futuro sustentável, abrindo caminho para o crescimento do setor de biocombustíveis no estado e fortalecendo a economia regional com mais empregos e investimentos. A construção da maior usina de etanol representa um exemplo empreendedor inspirador e é parte fundamental dos esforços do governo para promover um ambiente competitivo e favorável aos negócios.

Com a informação Governo do Estado do Rio grande do Sul.

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!