Meteoro a 57 mil km/h rasga os céus do Noroeste do RS
Foto: Estação de Monitoramento de Meteoros do Instituto Federal Farroupilha (IFFar)/Divulgação

Meteoro a 57 mil km/h rasga os céus do Noroeste do RS

Registro impressionante da Estação de Monitoramento de Meteoros do IFFar em Santo Ângelo

Compartilhe esta notícia

A Estação de Monitoramento de Meteoros do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), localizada em Santo Ângelo, no Noroeste do Rio Grande do Sul, capturou um raro evento na noite de domingo (29). Um meteoro cortou os céus sobre Augusto Pestana, cidade vizinha, com uma incrível velocidade estimada de 57 mil km/h, como registrado em um vídeo disponibilizado pela estação.

De acordo com Fabrício Côlvero, um dos coordenadores da estação, o meteoro entrou na atmosfera por volta das 22h22 e percorreu uma distância de 50 km em meros 3 segundos, finalizando sua trajetória a uma altitude de 63 km sobre o município de Tupanciretã. Côlvero também mencionou que o meteoro apresentou três pequenas explosões antes de sua completa desintegração.

Em uma análise preliminar, Côlvero indicou que o meteoro possivelmente pertence à chuva de meteoros Andromedídeos e, aparentemente, não gerou meteoritos, sugerindo que tenha se desfeito por completo durante sua passagem pela atmosfera. A Estação de Monitoramento de Meteoros do IFFar faz parte do projeto de extensão “Bate-papo Astronômico e Clube de Astronomia” e é integrante da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), que visa registrar e estudar eventos celestes como este.

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!