No início da noite de segunda-feira (27), crianças no município de Formigueiro, localizado na Região Central do Rio Grande do Sul, fizeram uma descoberta surpreendente enquanto jogavam futebol: um jacaré-de-papo-amarelo medindo 1,68 metros e pesando cerca de 50 kg.
Após avistarem o animal, as crianças prontamente alertaram suas mães, que imediatamente acionaram o Batalhão Ambiental da Brigada Militar. Este tipo de jacaré, de acordo com a Brigada Militar, é nativo da região, embora seja incomum que adentre áreas urbanas, geralmente o fazendo apenas em busca de alimento.
Os policiais encontraram o jacaré no pátio de uma casa, situada entre três residências. A suspeita é de que o animal tenha saído de um açude próximo ao local.
Especialistas veterinários reforçam que esses jacarés não costumam atacar seres humanos a menos que se sintam ameaçados.
Após avaliação médica que indicou boas condições de saúde, a intenção é devolver o jacaré à natureza ainda nesta terça-feira (28), segundo informado pelo Batalhão Ambiental da Brigada Militar. Sendo assim, não será necessário mantê-lo em cativeiro.
De acordo com Santos Braz, responsável pelo mantenedouro para animais., o animal chegou em boas condições de saúde e poderá ser reintegrado ao seu ambiente natural.