Grêmio perde o clássico e Renato culpa arbitragem
Foto: Divulgação / Grêmio FBPA

Grêmio perde o clássico e Renato culpa arbitragem

Técnico e Presidente apontaram erros que Daronco teria cometido, acarretando na derrota no Grenal 441

Compartilhe esta notícia

O Grêmio perdeu por 3×2 o clássico Grenal deste domingo (25/02). Renato optou por uma formação com dois zagueiros e quatro jogadores de marcação à frente da área, com Dodi sendo a surpresa. No ataque ele manteve JP Galvão e optou pela permanência de Gustavo Nunes. Com uma postura bem retraída do Tricolor, o Colorado foi pra cima já no começo da partida, empurrado pelos seus mais de 46 mil torcedores presentes no Beira-Rio.

A ausência do VAR na partida já foi sentida e reclamada logo no começo da partida, quando Kannemann, ao disputar uma bola no alto com Enner Valência, caiu e protestou por uma cotovelada do jogador colombiano. As imagens mostram claramente o cotovelo do jogador no rosto do argentino, num lance em que o colombiano abriu demais os braços numa disputa pelo alto.

Logo depois, na primeira bola jogada para dentro da área colorada, o lateral Renê, ao tentar afastar uma bola fácil, acabou jogando contra o seu gol, no contra-pé do goleiro Anthoni, que não conseguiu evitar o 1×0.

O Inter seguiu em cima e chegou ao gol de empate ainda no primeiro tempo, num chute cruzado de Maurício, que entrou ao lado esquerdo de Marchesín.

No segundo tempo, depois de uma primeira etapa de predominância colorada, o Grêmio tentou se soltar um pouco mais. E conseguiu seu segundo gol logo no começo, numa boa jogada de Villasanti, que entrou na área e deslocou do goleiro, fazendo um belo 2×1. Mas não demorou pelo novo gol de empate. Lucas Alario, segundos após entrar em campo, recebeu livre, dentro da área e chutou cruzado. A bola estava ao alcance de Marchesín, mas a sua visão estava encoberta. Contudo ele ainda tentou espalmar, mas a bola passou por baixo da sua mão, junto ao chão. Torcedores do Grêmio reclamaram muito de uma clara falha do goleiro.

Com o 2×2, Renato abriu mais o time, colocando Pavón, para tentar dar mais intensidade à equipe. E conseguiu alguns minutos de maior domínio de jogo. André Henrique, que entrou no lugar de Galvão, entrou na área e foi agarrado por trás por zagueiro do Inter. Daronco mandou seguir. Logo em seguida, já aos 49 minutos do segundo tempo, Allan Patrick estava invadindo a área quando, num último recurso, Kannemann se jogou e derrubou o atacante colorado. Daronco marcou pênalti. Neste momento formou-se uma confusão, com jogadores reclamando com Daronco. A alegação foi de que a falta teria sido fora da área. E, de fato, o lance foi a palmos antes da linha, com o jogador caindo dentro da área. Um lance típico de necessidade de VAR. Mas como não havia a disponibilidade do auxílio do vídeo nesta fase do campeonato gaúcho, a penalidade foi mantida e convertida por Allan Patrick, estabelecendo o 3×2 no placar.

Logo após o trilar do apito, houve confusão envolvendo o Vice-Presidente de Futebol do Grêmio, Antônio Brum e o Presidente Colorado, Alessandro Barcelos, às margens do campo.

Na entrevista coletiva, Renato reconheceu a superioridade do Inter, admitiu erros da sua equipe, mas protestou veementemente contra a arbitragem, que teria errado muitos lances e interferido no placar. Renato enalteceu o fato de ainda ter três jogadores para acrescentar na equipe (Diego Costa, Soteldo e Pavón) e que a diferença entre Inter e Grêmio não é tão grande, deixando a disputa pelo título em aberto.

O Presidente Alberto Guerra também falou na coletiva e disse que, embora o não uso do VAR nesta fase do campeonato tenha sido uma decisão em conjunto de todos os clubes, ele solicitou à Federação que, à partir desta décima rodada, todos os jogos tivessem o auxílio do vídeo. O pedido foi negado pela FGF.

O Grêmio retoma suas atividades nesta segunda-feira (26/02) e começa a preparação para a disputa da decisão da Recopa Gaúcha, que será na quarta-feira (28/02), em Ijuí, contra a equipe do São Luís.

Pelo campeonato Gaúcho, o Tricolor volta a jogar no próximo sábado, na Arena, contra o Guarany, na última rodada da primeira fase. Com a derrota no Grenal, o Grêmio tem a sua posição definida em segundo lugar, com 20 pontos, seguido pelo Juventude, com 15. A soma de pontos ainda é importante para a definição dos confrontos nas fases seguintes

Com a informação Lelê Pereira – @reporterlelepereira

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!