Porto Alegre terá força-tarefa contra a dengue em ação nas Zonas Sul, Norte e Leste neste sábado
Search
Foto: Pedro Piegas | PMPA

Porto Alegre terá força-tarefa contra a dengue em ação nas Zonas Sul, Norte e Leste neste sábado

Prefeitura intensifica ações contra dengue em diversas regiões de Porto Alegre neste sábado

Compartilhe esta notícia

No próximo sábado, dia 23, a prefeitura de Porto Alegre irá reforçar suas atividades de combate à dengue nas zonas Sul, Norte e Leste como parte das ações de mobilização contra a doença. O objetivo principal é percorrer essas áreas para identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, além de sensibilizar a comunidade sobre a importância da manutenção permanente do ambiente, seja em residências, locais de trabalho ou estabelecimentos comerciais.

Nessas atividades, estarão envolvidos representantes de diversos órgãos municipais, lideranças comunitárias, subprefeituras, agentes de combate a endemias, agentes de fiscalização, agentes comunitários de saúde, técnicos da secretaria de saúde, equipes das coordenadorias locais e profissionais das diretorias de vigilância em saúde e atenção primária à saúde. Nas zonas Sul e Leste, as equipes contarão também com a participação de militares do Exército Brasileiro.

Na Zona Sul, o ponto de encontro será na Unidade de Saúde Núcleo Esperança, localizada na rua 7.114, número 23, no bairro da Restinga, às 9h. Além disso, outras oito unidades do território estarão realizando atividades simultâneas em seus respectivos locais. Na Zona Norte, a ação terá apoio da equipe da Clínica da Família IAPI e acadêmicos da Uniritter, percorrendo ruas dos bairros São João, São Geraldo e Higienópolis, com ponto de encontro no edifício do IAPI, às 8h30. Já na Zona Leste, o ponto de encontro será na Unidade de Saúde Vila Vargas, localizada na rua Cavalo Crioulo, s/nº, no bairro Aparício Borges, às 9h, com roteiro que inclui o bairro São José, parte do distrito de saúde Partenon, terminando às 16h na Unidade de Saúde Maria da Conceição.

A Secretaria Municipal de Saúde faz um apelo para que as comunidades se engajem em outras áreas da cidade, dedicando 10 minutos do dia para a vistoria de pátios e residências, a fim de evitar o acúmulo de água parada, impedindo assim o desenvolvimento do mosquito.

Até o momento, Porto Alegre registra 794 casos confirmados de dengue em 2024, sendo 714 contraídos na cidade, 61 importados e 19 sem local de infecção determinado. As notificações de suspeitas chegam a 9.149 até o dia 16 de março. Comparativamente, no mesmo período de 2023, foram 580 notificações e 175 casos confirmados. É importante ressaltar que esses dados estão sujeitos à revisão.

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!