Mapa digital: Uma jornada através dos locais emblemáticos da Ditadura em Porto Alegre
Foto: Reprodução/Júlia Urias/CMPA/Caminhos da Ditadura em Porto Alegre/Google Maps

Mapa digital: Uma jornada através dos locais emblemáticos da Ditadura em Porto Alegre

Exposição na Câmara Municipal convida visitantes a revisitar a história e refletir sobre o passado. Veja o Mapa digital interativo que revela lugares marcantes durante a ditadura.

Compartilhe esta notícia

Até o dia 5 de abril, a Câmara Municipal de Porto Alegre convida a comunidade a mergulhar em um período crucial da história brasileira com a exposição “Memória, Verdade e Justiça”. Inspirada no mapa digital “Caminhos da Ditadura em Porto Alegre”, a mostra oferece um olhar reflexivo sobre locais da capital que foram palco de eventos marcantes durante o regime militar.

Através de banners com fotos e textos informativos, a exposição guia os visitantes por uma jornada histórica, revisitando locais como o Dopinho, a Esquina Maldita, a UFRGS, a Praça Argentina e a Esquina Democrática. Cada parada nesse trajeto revela histórias de resistência, luta e violações de direitos humanos, convidando o público a refletir sobre as marcas deixadas pela ditadura e a importância da memória para a construção de um futuro mais justo e democrático.

Idealizada pela estudante de História Anita Natividade Carneiro, o mapa digital “Caminhos da Ditadura em Porto Alegre” serviu como base para a exposição. O trabalho de conclusão de curso da acadêmica, intitulado “Caminhos da Ditadura em Porto Alegre: Ensino de História através da Tecnologia Digital”, evidencia o potencial da tecnologia para promover o aprendizado e a reflexão sobre esse período sombrio da história brasileira.

Com o apoio do gabinete do vereador Giovani Culau e Coletivo (PCdoB), a exposição “Memória, Verdade e Justiça” se configura como um espaço de memória e resistência, convidando a comunidade a revisitar o passado, fortalecer a luta por justiça e construir um futuro livre de autoritarismo.

Veja o mapa digital:

Com a informação Câmara Municipal de Porto Alegre.

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!