Um homem Belga, que foi multado três vezes por dirigir embriagado conseguiu provar em tribunal que, na verdade, sofre de uma doença rara que o faz produzir álcool no próprio corpo.
O homem, cuja identidade não foi revelada, foi parado em blitz em abril de 2022 e submetido ao teste do bafômetro. O resultado: 0,91 mg/L, bem acima do limite legal de 0,22 mg/L na Bélgica. Após ser multado e ter a carteira de habilitação suspensa pela segunda vez por dirigir sob a influência de álcool, ele decidiu provar sua inocência.
Após três diagnósticos médicos, a conclusão foi surpreendente: o homem sofria da síndrome da fermentação intestinal, uma doença rara que causa a fermentação endógena de álcool no sistema digestivo quando são consumidos alimentos ricos em carboidratos, como pão, batata e feijão. Estima-se que apenas 20 casos da doença sejam conhecidos no mundo todo.
Com o diagnóstico em mãos, o homem recorreu à justiça e conseguiu anular as multas e a suspensão da carteira. Atualmente, ele segue uma dieta especial com baixo teor de carboidratos e evita o consumo de álcool, medidas que o ajudam a controlar a doença e evitar novas situações constrangedoras.