Prefeitura de Porto Alegre relata danos no dique do Arroio Sarandi
Search
Foto: Cesar Lopes | PMPA

Prefeitura de Porto Alegre relata danos no dique do Arroio Sarandi

Problema identificado na estrutura na Zona Norte da Capital

Compartilhe esta notícia

Nesta segunda-feira (20), a prefeitura de Porto Alegre confirmou que o dique do Arroio Sarandi, localizado na zona norte da Capital, apresentou rupturas em dois pontos. De acordo com Assis Arrojo, secretário municipal de Serviços Urbanos (Smsurb), as falhas na estrutura ocorreram durante a recente enchente que afetou o Rio Grande do Sul, embora o momento exato das rupturas não seja conhecido. As informações são de GZH.

— Em um dos pontos, a abertura varia de quatro a cinco metros, enquanto no outro, ela está entre oito e dez metros. Essas brechas, cuja origem exata não podemos determinar, estão ajudando a drenar a água do bairro para o arroio Sarandi.

As rupturas no dique estão na Vila Brasília, uma das áreas mais atingidas na zona norte. Segundo o secretário, essa situação pode ter contribuído para a elevação do nível da água na região.

Apesar do rompimento, a estrutura do dique não está em colapso total e ainda desempenha sua função principal.

— A vazão aumentou, mas o dique continua segurando uma grande parte da água — explicou Arrojo.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos informou que foram criadas duas aberturas para facilitar a passagem da água na região. Com a diminuição do nível de água no bairro Sarandi, essas aberturas estão ajudando a drenar a água para o arroio Sarandi.

Além disso, equipes estão trabalhando na reparação do dique da Fiergs para reduzir a entrada de água do Rio Gravataí no bairro Sarandi.

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!