PL propõe tombamento do Muro da Mauá como Patrimônio Histórico-Cultural em Porto Alegre
Search
Foto: Imagem Ilustrativa / Giulian Serafim/PMPA

PL propõe tombamento do Muro da Mauá como Patrimônio Histórico-Cultural em Porto Alegre

Vereador Claudio Janta defende preservação do Muro da Mauá em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia

Um novo projeto de lei começou a tramitar na Câmara Municipal de Porto Alegre, visando o tombamento do Muro da Mauá como patrimônio histórico-cultural. Localizado entre o cais do porto e a Avenida Mauá, junto à orla do Guaíba, no Centro Histórico, a proposta foi apresentada pelo vereador Claudio Janta (Solidariedade). O projeto prevê que o muro tombado não poderá ser removido, mas pode ser restaurado, modernizado ou restituído em caso de sinistro.

Claudio Janta destacou a importância do muro na proteção contra enchentes, apesar de algumas falhas nos portões e obstruções nas galerias pluviais, que reduziram a capacidade do sistema de proteção contra cheias. Ele enfatizou que, sem o muro, áreas como o Centro Histórico, Cidade Baixa, Menino Deus e o 4º Distrito teriam sofrido graves inundações.

O vereador explicou que, mesmo com 19 das 23 casas de bombas do sistema de proteção contra cheias desligadas, o muro conseguiu impedir que a água transbordasse, demonstrando sua eficiência e utilidade. “O muro é uma barreira essencial para a segurança da cidade”, afirmou Janta, defendendo a preservação e valorização desse patrimônio.

Com a aprovação do projeto, o Muro da Mauá se juntará a outros patrimônios protegidos de Porto Alegre, garantindo sua conservação e destacando sua importância histórica e cultural para a cidade.

Com a informação Câmara Municipal de Porto Alegre.

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!