Porto Alegre pode adotar Nova Lei para elevação de construções em áreas de risco
Search
Foto: Imagem Ilustrativa / Elson Sempé Pedroso/CMPA

Porto Alegre pode adotar Nova Lei para elevação de construções em áreas de risco

Projeto de vereador Jessé Sangalli permite adaptações em edificações para evitar danos causados por inundações

Compartilhe esta notícia

A Câmara Municipal de Porto Alegre iniciou a discussão sobre um projeto de lei que autoriza a elevação de edificações ou terrenos em áreas com risco de inundações. Proposto pelo vereador Jessé Sangalli (PL), o projeto visa aumentar a resiliência das construções sem afetar a altura máxima permitida pelo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA).

Para terrenos em aclive, a altura máxima da elevação será estabelecida com base na cota de inundação, que será determinada pela Prefeitura. Essa medida garantirá que a elevação respeite os parâmetros legais para cada macrozona do PDDUA.

O vereador Sangalli explica que a proposta permitirá que novas edificações sejam resilientes às inundações, sem prejudicar o direito de construção até a altura máxima permitida. Além disso, ele sugere a adaptação de construções existentes para proteger áreas críticas como entradas, áreas de convivência e estacionamentos durante inundações.

A proposta está em análise na Câmara Municipal e, se aprovada, poderá proporcionar maior segurança e resiliência às áreas vulneráveis de Porto Alegre, protegendo construções e moradores contra os efeitos das inundações.

Com a informação CMPA.

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!