Um milhão de pessoas têm dívidas em atraso de até R$500 no Rio Grande do Sul. Um levantamento da Serasa apontou que em média estes gaúchos estão devendo duas contas que somam este valor. Caso regularizem a situação financeira 1,7 milhão de dívidas seriam quitadas.
O número de inadimplentes no Brasil segue crescendo e alcançou um novo recorde histórico: 63,4 milhões de pessoas. No estado são três milhões. O saque do FGTS no valor de quinhentos reais é uma alternativa para quem precisa limpar o nome. A prioridade é pagar dívidas do cartão de crédito.
O valor também pode ser colocado em uma reserva de emergência, que é uma quantidade de dinheiro guardada para ser usada em momentos inesperados, como depois de acidentes de carro ou problemas de saúde. Para o economista Bernardo Baggio a situação financeira e no emprego devem ser levados em consideração pelo trabalhador antes de decidir sacar o fundo na modalidade aniversário, que inicia no ano que vem:
“Se ela considerar que tem o risco de ser demitida ela vai perder a possibilidade de fazer o saque no momento da demissão então ela tem que considerar e analisar como está a situação dela”. E complementa: “Se ela sacar no aniversário e vir a ser demitida, ela vai ter que esperar dois anos para sacar o restante daquele valor que está lá depositado”
O FGTS rende 3% ao ano mais a Taxa Referencial, que está zerada. A distribuição de 100% do lucro do Fundo de Garantia entre os cotistas, aumenta a rentabilidade em 2019, para aproximadamente 6,18%, valor acima da inflação e da poupança, que atualmente está em 4,2%. A queda da taxa SELIC para 6% ao ano, menor nível da história, fez com que a poupança, por exemplo, rendesse menos, como explica o economista Bernardo Baggio:
[in_article]
“Vai render melhor que a poupança então sacar pra colocar na poupança não é uma boa estratégia e deixando lá como vai ter essa taxa de lucro, então se ela deixar mais dinheiro tende a ter um percentual maior do lucro em termos percentuais, então vai receber mais nominalmente e ter um resultado melhor, é isento de imposto de renda, então tem algumas vantagens pra quem não tem necessidade do dinheiro.”
O trabalhador que tem conta poupança na Caixa, terá o valor de quinhentos reais depositado automaticamente e precisa informar caso não queira retirar o dinheiro. Os primeiros depósitos acontecem no dia 13 de setembro para quem nasceu nos meses de janeiro a abril. As datas variam conforme a data de nascimento e podem ser acessadas no site da Caixa. (Karine Flores | Band)



