Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus interrompe novas flexibilizações no comércio de Porto Alegre
Porto Alegre
Foto: Maria Ana Krack/PMPA

Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus interrompe novas flexibilizações no comércio de Porto Alegre

Medida se deve à possível tendência de aumento de indicadores da pandemia

Compartilhe esta notícia

O Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus da Prefeitura de Porto Alegre anunciou, nesta quarta-feira, 18, a interrupção do processo de flexibilização de atividades que vinha ocorrendo na Capital. A medida se deve ao cenário epidemiológico apresentado nas últimas semanas, com estabilidade e possível tendência de aumento dos indicadores. Os números seguem sendo monitorados pelas equipes técnicas.

De acordo com as informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), há estabilidade no número de pacientes confirmados com Covid -19 em leitos de UTI nas últimas semanas. No entanto, outros indicadores, especialmente a busca ambulatorial por atendimento de síndrome gripal, vêm apontando aumento recente – o que sinaliza alerta para os próximos dias quanto à possibilidade de reversão da estabilidade.

Em outubro, o Município iniciou o processo de reorganização da rede hospitalar, que estava mobilizada para atendimento à pandemia do coronavírus. Procedimentos e cirurgias que estavam represados desde março deste ano passaram a ser retomados nas instituições hospitalares com a reorientação de leitos e profissionais antes dedicados à Covid-19.

A prefeitura ressalta que acompanha em tempo real todo o processo de atendimento na rede de saúde e, caso necessário, leitos podem ser remobilizados para garantir assistência adequada a pacientes com Covid-19. Na manhã desta quarta-feira, a ocupação de leitos de UTI por casos confirmados da doença era de 247.

A SMS reforça a importância de a população intensificar os hábitos de higienização e distanciamento social como forma de evitar o contágio pelo vírus. Ao apresentar sintomas ou entrar em contato com caso confirmado no trabalho ou em domicílio, a pessoa deve fazer a testagem. Porto Alegre conta com mais de 15 pontos de coleta para teste de Covid-19 em unidades de saúde e pronto atendimentos. (PMPA)

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!