Siga o Porto Alegre 24 Horas no Google News Entre no grupo do Whatsapp

A Caixa Econômica Federal liberou no dia 14 de março o calendário de atualização de dados por meio do aplicativo Caixa Tem aos usuários. Originalmente o app foi criado para que o governo pudesse disponibilizar o auxílio emergencial aos mais de 68 milhões de beneficiários do programa em 2020.

No entanto, desde que o aplicativo foi disponibilizado o governo vem utilizando a plataforma para pagar os mais diversos benefícios, como é o caso do Bolsa Família que já é disponibilizado aos cidadãos por meio da plataforma.

A atualização do Caixa Tem, segundo informa a Caixa Econômica Federal é destinada a trazer mais segurança e comodidade aos usuários da plataforma. Além disso ao atualizar as informações o usuário aceita aderir a uma poupança digital diferente, que recebeu o nome de “Cliente Top”. O usuário é obrigado a concordar com um termo de contrato antes de iniciar a atualização, mas a atualização não é obrigatória.

Na atualização, o usuário declara que concorda com os termos de adesão e assinala a opção “Quero ser um Cliente Top”. Apesar de quase não haver informações sobre o que é esse Cliente Top, a atualização da conta oferecerá um serviço mais completo e liberará disponibilidade para futuros serviços da Caixa aos cidadãos de baixa renda, como no caso do microcrédito a partir de R$ 100 e seguro de vida a partir de R$ 20.

Se eu deixar de atualizar o app perco o auxílio?

Mesmo tendo explicado o assunto em diversos outros conteúdos, diariamente muitos leitores tem nos perguntado se deixar de atualizar o Caixa Tem o usuário perderá direito ao Auxílio Emergencial.

Primeiro, vamos esclarecer que o único vinculo que o Caixa Tem possui com o Auxílio Emergencial é disponibilizar acesso a conta poupança digital do cidadão para que o mesmo possa movimentar o benefício pago pelo governo. Atualizar ou deixar de atualizar o aplicativo nada tem haver com a liberação da nova rodada de pagamentos do benefício em 2021.

Para ter direito ao auxílio emergencial em 2021 será necessário estar apto em todas as regras e condições da nova rodada de pagamentos, e a atualização do Caixa Tem não vai garantir que você receba o auxílio este ano.

Então lembre-se, o Caixa Tem é apenas uma ferramenta que o cidadão tem para acessar a poupança social digital para movimentar o dinheiro do auxílio, mas nada tem haver com o valor do auxílio, parcela ou aprovação para nova rodada de pagamentos.

Jornal Contábil