Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Autorizada antecipação do 13º de aposentados do INSS; confira o cronograma

Normalmente este abono é pago entre os meses de agosto e setembro.

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

O governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) assinou nesta terça-feira (4), o decreto que antecipa o 13° salário para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A medida deverá ser publicada no Diário Oficial da União (DOU), nesta quarta-feira (5).

O pagamento será em duas parcelas, a primeira que corresponde a 50% do abono devido em maio de 2021 será distribuída juntamente com os outros benefícios deste mês, entre 25 de maio a 8 de junho. Enquanto que a segunda parcela (que poderá ter descontos do Imposto de Renda, a depender do valor) deve cair nos benefícios de 24 de junho a 7 de julho.

Normalmente este abono é pago entre os meses de agosto e setembro.

A medida, segundo o Ministério da Economia, tem como objetivo incrementar a renda dos beneficiários que tem direito ao abono, injetando R$ 52,7 bilhões no país e favorecendo o processo de recuperação após o impacto da pandemia de covid-19. Além disso, a grande maioria dos contemplados são pessoas idosas, doentes ou inválidas — grupo ainda mais vulnerável à doença. (Jornal Contábil)