Sete em cada dez mães conseguem dizer ‘não’ para vontades dos filhos, diz pesquisa
Foto: Pixabay

Sete em cada dez mães conseguem dizer ‘não’ para vontades dos filhos, diz pesquisa

Estudo mostra que 96% das entrevistadas já disseram para as crianças que não poderiam comprar algo e 99% explicaram os motivos

Compartilhe esta notícia

Logo que Rafael, de 8 anos, e Júlia, de 5 anos, nasceram, a empresária Larissa Ejzenbaum decidiu que precisava impor limites aos pequenos. Quando vão ao supermercado, por exemplo, o combinado é que cada criança pode escolher apenas um item. No shopping, a regra oficial é não comprar. Não é sempre que as crianças aceitam as decisões dos pais de um jeito fácil, mas Larissa sabe que precisa insistir. “Muitas vezes eu falo não, não é a hora e aguento o choro, porque tem choro.

Eu acho que a gente tem que começar a passar a consciência e dos valor do dinheiro para os nossos filho desde pequeno, ensino que nunca vai ter tudo que quer na vida. Acho que tem que saber priorizar o que quer, o que não quer. E se quiser uma coisa mais cara, juntar”, afirmou. Assim como ela, uma pesquisa feita pela empresa de renegociação de dívidas Acordo Certo aponta que 74% das mães conseguem dizer não para as vontades dos filhos. Quase todas, ou seja, 96%, já disseram para as crianças que não poderiam comprar algo e 99% explicaram os motivos.

Neuropsicóloga e mestre em Psicologia do Desenvolvimento Humano, Deborah Moss afirma que uma boa saída é estabelecer combinados. “É fundamental essa educação financeira começar desde pequeno. As crianças têm muita vontades, elas sabem o que elas querem, mas não sabem o que precisam e nem o custo que é conseguir aquilo que têm de desejo. Não precisa antecipar que não vai comprar, você vai focar naquilo que está priorizando comprar.” A dica é importante para muita gente, já que, por outro lado, 67% das mães já deixaram de comprar alguma coisa de que precisavam para atender a algum pedido do filho. Outro destaque da pesquisa é que 57% das mães entrevistadas já compraram algum alimento que as crianças pediram mesmo mesmo sem ter dinheiro para isso. (Jovem Pan)

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!