Saiba se vale a pena instalar energia solar em casa – Porto Alegre 24 horas

Saiba se vale a pena instalar energia solar em casa

Foto: Freepik

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

O uso da energia solar vem crescendo no Brasil desde 2012, quando a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) publicou o marco regulatório (resolução 482) que permitiu aos consumidores trocar a rede elétrica pela energia gerada. Desde então, muitos brasileiros passaram a ver a energia solar como uma aliada da economia e de um consumo mais sustentável.

Segundo os dados da Aneel, 72,5% de todos os sistemas fotovoltaicos instalados no país são residenciais. A energia solar pode suprir todo o consumo elétrico de uma residência e o consumidor tem ainda a possibilidade de reduzir o valor da conta de outro imóvel que seja da mesma titularidade por meio dos créditos energéticos produzidos pelo sistema fotovoltaico.

Com as vantagens de ser limpa, renovável e sustentável, a energia solar também ajuda a valorizar o imóvel. Conheça mais benefícios de se ter um sistema de energia solar em casa:

1-Economia na conta de luz

A energia solar tem a capacidade de abastecer todos os equipamentos que necessitam de energia elétrica em uma casa: eletrodomésticos, chuveiros, lâmpadas, entre outros. Dessa forma, promove uma economia de até 95% na conta de luz do consumidor. O morador tem ainda a possibilidade de diminuir o valor da conta de outro imóvel da mesma titularidade por meio dos créditos energéticos, desde que atendidos pela mesma concessionária distribuidora.

2-Retorno do investimento

A partir do momento em que o sistema de energia solar começa a funcionar, o consumidor passa a obter um retorno do dinheiro gasto com a economia na conta de luz. Esse é o chamado payback, quando o investimento no sistema se paga, o que leva, em média, 4 anos para ocorrer. Considerando o tempo de duração do sistema fotovoltaico, é um retorno rápido. Mas a tendência é que o retorno seja ainda mais rápido, em função dos reajustes na conta de luz no mercado regulado.

3-Durabilidade do sistema

Os painéis solares têm durabilidade de no mínimo 25 anos e precisam de pouca ou nenhuma manutenção, o que garante a proteção contra as mudanças nas bandeiras tarifárias e a inflação que recai sobre a energia.

4-Pouca manutenção

Os sistemas fotovoltaicos necessitam de pouca manutenção. A limpeza que os módulos podem precisar ao longo do ano, para tirar poeira, excrementos de pássaros, etc., não precisa ser frequente, visto que eles possuem uma película antiaderente que previne o acúmulo de sujeiras. Caso a água da chuva não seja suficiente para a limpeza das placas, a limpeza pode ser feita apenas com água, uma vassoura com cerdas macias e um pano limpo.

A manutenção elétrica do sistema pode ser feita apenas de seis em seis meses.

5-Energia solar mais acessível

O preço de um sistema fotovoltaico residencial pode variar de acordo com o tamanho do projeto e modelo dos equipamentos utilizados. Entretanto, hoje, existem no país mais fornecedores de energia solar, além de dezenas de linhas de financiamento que facilitam a aquisição dessa tecnologia para os consumidores, sejam pessoas físicas ou jurídicas.

Para calcular o seu projeto, tirar dúvidas sobre eficiência dos equipamentos e instalação do sistema é necessário contar com o auxílio de uma empresa especializada no assunto. A catarinense Topsun Energia Solar, referência no setor e líder de mercado na região, atua em projetos de pequeno e grande porte e oferece assistência e garantia de qualidade na tecnologia empregada nos projetos.

O Sul

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Políticas de privacidade