BC estabelece limite de valor, bloqueio de horário e novas medidas de segurança – Porto Alegre 24 horas

BC estabelece limite de valor, bloqueio de horário e novas medidas de segurança

As medidas foram anunciadas após alta no registro de crimes e golpes, envolvendo o Pix, sistema que permite a transferência imediata de valores
Foto: Divulgação/internet

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

O Banco Central divulgou hoje novas regras de segurança para o sistema de pagamentos Pix. Uma das medidas impõe limite de horário para transações acima de R$ 1.000, que ficam “bloqueadas” entre 20h e 6h.

Também será fixado um prazo mínimo de 24 horas e máximo de 48 horas para as instituições aprovarem pedidos para aumento dos limites de transação. As medidas foram anunciadas após alta no registro de crimes e golpes envolvendo o Pix, que permite transferências imediatas em qualquer dia da semana.

Entre os crimes em alta está o sequestro-relâmpago. Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, foram registrados 206 boletins de ocorrência de sequestro relâmpago no estado, de janeiro a julho deste ano — 39,1% a mais que no mesmo período de 2020. A pasta não diz quantos envolvem o Pix.

“O sequestro-relâmpago estava meio que adormecido. Mas desde que o Pix entrou no mercado, em novembro de 2020, a gente notou aumento significativo dos casos”, conta o delegado Tarsio Severo, do Departamento de Operações Especiais de Polícia (Dope).

O Pix também está sendo usado para aplicação de golpes a partir do envio de textos via SMS. Nas mensagens, os criminosos oferecem descontos falsos nas faturas de celular e do cartão de crédito, para que a vítima faça a transferência instantânea.

Desde que foi lançado, em novembro de 2020, o Pix já movimentou mais de R$ 1,6 trilhão. O volume total de operações, até junho deste ano, é quase três vezes o de operações com TED e DOC, somadas. (UOL)

Mais noticias do Porto Alegre 24 horas

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Políticas de privacidade