Taxa extra na conta de luz deve aumentar, afirma ministro
Foto: Freepik

Taxa extra na conta de luz deve aumentar, afirma ministro

O aumento no custo da geração de energia é repassado aos consumidores finais

Compartilhe esta notícia

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta quinta-feira (26), durante audiência pública no Senado, que a taxa extra na conta de luz, cobrada por meio das bandeiras tarifárias, deverá ser aumentada novamente em razão da crise hídrica.

“Temos de enfrentar a crise. Vamos ter de subir a bandeira, a bandeira vai subir. Vou pedir aos governadores para não subir automaticamente [o ICMS da energia elétrica], eles acabam faturando em cima da crise. Temos de enfrentar, não adianta ficar sentado chorando”, declarou Guedes.

A bandeira tarifária na cor vermelha poderá sofrer novo reajuste na semana que vem, durante reunião da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). O Brasil enfrenta a pior crise hídrica dos últimos 91 anos.

Os reservatórios das hidrelétricas do Sudeste e Centro-Oeste – que respondem por 70% da capacidade de geração de energia do País – estão com 22,5% da capacidade de armazenamento e não há perspectiva de chuvas fortes nessas regiões até meados de outubro.

As usinas termelétricas – mais caras e poluentes – estão sendo acionadas para garantir o fornecimento de energia elétrica. Por isso, houve aumento no custo da geração, e o valor é repassado aos consumidores.

O SUl

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!