IPVA 2022 pode ser parcelado em seis vezes no Rio Grande do Sul
Foto: Reprodução/Internet

IPVA 2022 pode ser parcelado em seis vezes no Rio Grande do Sul

A taxa de licenciamento e eventuais multas podem ser pagas separadamente do IPVA

Compartilhe esta notícia

Uma das possibilidades de pagamento do IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores) 2022 no Rio Grande do Sul é o parcelamento em seis vezes. Até o ano passado, era possível parcelar o tributo em, no máximo, três vezes.

Além da ampliação do parcelamento, o contribuinte também tem desconto nas três primeiras parcelas. Para isso, o proprietário do veículo precisa pagar a primeira parcela até 31 de janeiro, com 10% de desconto. As próximas duas serão em fevereiro, até o dia 25, com redução de 6%, e março, até o dia 31, com desconto de 3%. Nesses casos, os valores já estarão atualizados pela variação da UPF (Unidade Padrão Fiscal).

Além de pagar menos com a antecipação, os proprietários que optarem pelo parcelamento podem obter os descontos do Bom Motorista e do Bom Cidadão, se tiverem direito. A soma total dos descontos máximos pode chegar a uma redução de até 28% no valor do IPVA.

Para parcelar, é obrigatório o pagamento em seis vezes dentro dos prazos estipulados. Portanto, é imprescindível a quitação da primeira parcela ainda em janeiro. Não há como optar pelo parcelamento em fevereiro.

O pagamento parcelado pode ser realizado em qualquer agência, pontos de atendimento ou pela internet no Banrisul ou Sicredi. No caso do Bradesco e do Banco do Brasil, os pagamentos podem ser feitos de ambas as formas, porém, somente para clientes. Também é possível que os correntistas desses bancos paguem usando os aplicativos.

A taxa de licenciamento e eventuais multas podem ser pagas separadamente do IPVA, sendo que o proprietário deve estar atento às datas de vencimento de cada uma das obrigações. Mais informações sobre o tributo podem ser obtidas no site www.ipva.rs.gov.br ou por meio do aplicativo IPVA RS. (O Sul)

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!