O governo federal anunciou a distribuição de um benefício emergencial para reduzir os impactos da estiagem no estado do Rio Grande do Sul. As famílias de baixa renda que moram nas regiões atingidas receberão um pagamento de até R$ 2,4 mil para lidar com os prejuízos da seca.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário, o investimento será de R$ 24 milhões para os repasses, que não têm valor fixo. Para receber o benefício é necessário estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), podendo ou não ser beneficiário do Bolsa Família.
“Vamos atender 10 mil famílias, entre índios, quilombolas e pequenos agricultores”, afirmou o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias.
Após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Dias explicou que não se trata de uma linha de crédito. “Para agricultores de baixa renda, vamos trabalhar com repasse, sem empréstimos”, esclareceu.
Mais de 190 municípios atingidos pela estiagem no estado tiveram o estado de emergência reconhecido pela Defesa Civil Nacional. Segundo a secretária Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial do MIDR, Adriana Melo, as medidas do governo vão atender cerca de 300 cidades gaúchas.



