Você já ouviu falar no DREX? Trata-se da moeda digital brasileira que está em fase de testes no país e que deverá entrar em operação em 2024, facilitando as operações comerciais para a população.
De acordo com o Banco Central (BC), responsável pela moeda, o DREX poderá ser utilizado pelos brasileiros em diversas áreas. A moeda digital será um grande marco tecnológico para o país, oferecendo diversos benefícios aos brasileiros.
“O DREX tende a facilitar as trocas entre moedas, e aí as trocas comerciais vão a reboque, porque você tem um preço melhor definido para os ativos dos países“, explicou Fabio Araújo, coordenador dos trabalhos sobre o DREX do Banco Central.
Como o DREX vai funcionar?
O BC vem afirmando que o DREX vai permitir a realização de contratos com mais facilidade e segurança. Além disso, as transações terão um custo mais baixo para ajudar a população. Em suma, as pessoas poderão utilizar o real digital de várias maneiras, como:
Cabe salientar que tudo isso já é possível atualmente, mas o processo com o DREX será mais fácil e rápido. Segundo BC, o negócio só será efetivado quando todas as etapas forem cumpridas. Assim, não haverá riscos de alguma parte realizar o pagamento e a outra não transferir o documento, ou vice-versa.
Aliás, isso será possível porque as operações atuais não se comunicam entre si. Por exemplo, o sistema bancário e o cartório, responsáveis pelo pagamento e pela documentação, respectivamente, não são integrados. Assim, o processo acaba se tornando mais caro e demorado, isso sem contar na insegurança que as partes acabam sentindo.
Com o DREX, tudo será diferente, pois tudo será integrado. “O DREX irá juntar tudo em um só lugar, fazendo com que esse tipo de negociação seja mais rápido, mais seguro e mais barato“, explicou o BC em agosto.
*Com a informação Jornal Contábil



