A partir de segunda-feira (5), cerca de 24 milhões de pessoas que tiveram emprego formal em 2022 e são elegíveis ao abono salarial do PIS e do Pasep em 2024 podem verificar o valor disponível. A quantia pode ser consultada no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital e no Portal Gov.br. O aplicativo Caixa Trabalhador oferece informações adicionais, incluindo calendário de pagamentos.
O pagamento do abono salarial será realizado de 15 de fevereiro a 15 de agosto, variando conforme o mês de nascimento (PIS) ou o número final de inscrição (Pasep) do trabalhador. Um total de R$ 22,6 bilhões poderá ser sacado este ano, beneficiando 24,67 milhões de trabalhadores em todo o país.
O PIS será pago pela Caixa Econômica Federal, enquanto o Pasep será pago pelo Banco do Brasil. Os pagamentos serão divididos em seis lotes, baseados no mês de nascimento (PIS) ou número final de inscrição (Pasep), iniciando-se nas datas de liberação dos lotes e encerrando em 27 de dezembro de 2024.
Para ter direito ao benefício, o trabalhador precisa estar inscrito no PIS/Pasep por no mínimo 5 anos, ter trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias no ano-base, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos, e ter os dados corretamente informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais). O valor do abono é proporcional ao período trabalhado em 2022, com cada mês equivalendo a um benefício de R$ 117,67.


