No seu primeiro ano de retorno ao Palácio do Planalto, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reiniciou os investimentos em publicidade estatal em jornais e revistas tradicionais. Anteriormente, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), houve um corte nos anúncios desses veículos. O montante do governo repassado à TV Globo aumentou em 60% no ano passado em comparação com o governo anterior.
Os detalhes revelam que, de acordo com dados da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) e de 38 ministérios, compilados pelo site Poder360, foram destinados 142 milhões de reais à emissora em publicidade em 2023, conforme indicado pelo Planejamento de Mídia do Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal (Sicom).
Em termos numéricos, a fatia de verba destinada à TV Globo cresceu de 28% em 2022 para 56% em 2023.
Em contraste, não houve um aumento similar nas alocações para outras emissoras. Por exemplo, a CNN Brasil viu um aumento modesto de 1,4 milhão para 1,5 milhão de reais. De maneira semelhante, os valores destinados à Record, SBT, Rede TV! e Bandeirantes não se comparam aos recursos direcionados à TV Globo.
A Secom alega utilizar “critérios técnicos” na distribuição de recursos entre as emissoras e diferentes tipos de veículos. Para ilustrar, os investimentos destinados à internet diminuíram de 17,5% em 2022 para 14,2% em 2023.


