O Banco Central (BC) e o Conselho Monetário Nacional (CMN) anunciaram novas regras que incluem o pagamento por aproximação através do Pix, além de ampliar o número de instituições no open finance – sistema de compartilhamento de dados entre instituições financeiras.
De acordo com comunicado divulgado nesta quinta-feira (04), as mudanças visam simplificar o uso do Pix ao reduzir as etapas necessárias nos pagamentos, permitindo transferências instantâneas sem acesso aos aplicativos das instituições financeiras.
As novas medidas também possibilitam o uso do Pix em carteiras digitais (wallets) e expandem a participação obrigatória no open finance, incluindo instituições relevantes nos segmentos de investimento e câmbio.
O BC estima que as mudanças ampliarão a base de potenciais usuários do open finance para 95% dos clientes do Sistema Financeiro Nacional.
Além disso, o BC aprovou uma estrutura definitiva de governança para o open finance, o que acelerará seu desenvolvimento ao estabelecer uma personalidade jurídica e estrutura organizacional próprias.
Em cronograma estabelecido, as datas-chave são:
- 31 de julho de 2024: Regulamentação específica para a Jornada de Pagamentos Sem Redirecionamento (JSR);
- 14 de novembro de 2024: Testes em produção;
- 28 de fevereiro de 2025: Lançamento do produto para a população.



