Pioneiro no uso de bodycams no país, Grupo Carrefour Brasil lança cartilha para incentivar outras empresas
Pesquisar
Foto: Divulgação

Pioneiro no uso de bodycams no país, Grupo Carrefour Brasil lança cartilha para incentivar outras empresas

Com 4 mil equipamentos nas lojas e um investimento de R$ 16 milhões, a iniciativa foi aprovada pelos funcionários e já reduziu em pelo menos 30% o número de incidentes

Compartilhe esta notícia:

O Grupo Carrefour Brasil foi a primeira empresa varejista do país a implantar em larga escala o uso de câmeras corporais pelos agentes de prevenção. Agora, a companhia decidiu dividir a experiência de sucesso, estimulando o uso dos equipamentos para criar ambientes mais seguros. Para isso, a empresa produziu uma cartilha detalhando o passo a passo da implementação do projeto e disponibilizou o material em seu site de forma gratuita.

“Queremos compartilhar nossa jornada para que outras empresas possam oferecer espaços agradáveis para os públicos interno e externo. É uma forma de contribuirmos com nosso setor e com nossa sociedade”, afirma o vice-presidente de Transformação do Grupo, Marcelo Tardin.

O processo, que contou com investimento de R$ 16 milhões, começou em 2021, em Porto Alegre, e foi concluído no segundo semestre do ano passado. Hoje, fiscais de prevenção internos e seguranças externos de 800 lojas têm quatro mil equipamentos disponíveis.

No início de 2024, uma pesquisa realizada com 2.700 colaboradores mostrou o impacto positivo da iniciativa:

  • 83% deles acreditam que a bodycam contribuiu para uma melhor interação com o cliente e a redução de incidentes que fujam dos protocolos;
  • 82% entendem que a bodycam contribui para segurança das lojas e dos clientes;
  • 71% entendem que a bodycam melhora a própria segurança pessoal.

Além disso, um levantamento realizado entre julho e dezembro de 2023 em 150 lojas mostrou uma redução de 30% no número de incidentes.  “O Grupo Carrefour Brasil tem avançado de forma significativa para que as relações em nossos espaços aconteçam em um ambiente seguro, livre de preconceito e discriminação. A implementação das bodycams faz parte desse processo de mudança cultural e operacional que se dá em três frentes principais e que se complementam: treinamento, política de consequência e transparência”, destaca Tardin.

Sobre o Grupo Carrefour Brasil

Há 49 nos no país, o Grupo Carrefour Brasil é líder do varejo alimentar e tem sua estratégia focada em três pilares: combate à fome e desigualdades (por meio da inclusão social, doação de alimentos e geração de trabalho e renda), diversidade e inclusão (construção diária de um ambiente de valorização da diversidade e promoção da inclusão, eliminando barreiras para o desenvolvimento de todos os colaboradores e atuando continuamente no combate a todos os tipos de discriminação) e proteção ao planeta & biodiversidade (comprometimento com a agenda climática e com o combate ao desmatamento). A companhia conta com um ecossistema completo que reúne operações de Varejo: Carrefour (hipermercado), Carrefour Bairro, Carrefour Express (proximidade), Carrefour.com (e-commerce), Bompreço e Nacional (supermercado e e-commerce), além de Postos e Drogarias; Atacadão (atacado, atacado de autosserviço e e-commerce); Sam’s Club (clube de compras e e-commerce), além do Banco Carrefour e de sua divisão imobiliária, o Carrefour Property. Presente em todos os Estados e Distrito Federal, sua operação abrange mais de mil pontos de vendas. A empresa é a segunda maior operação dentre os países nos quais o Grupo Carrefour opera e uma das 20 maiores empresas listadas na bolsa brasileira (B3). Clique aqui e conheça mais sobre o Grupo.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.