De acordo com o novo estudo Killing Us Softly, do Instituto Tecnológico da Universidade de Virgínia, nos Estados Unidos, a simples expectativa de checar mensagens de trabalho no horário de folga faz mal para a saúde e o bem-estar. Foram entrevistados mais de 400 funcionários de setores diferentes e amigos, e constataram que a vigilância excessiva nos horários de folga prejudica o bem-estar e os relacionamentos dos trabalhadores.
Segundo o estudo, a maioria dos trabalhadores já passou pela situação de receber uma mensagem do chefe após o expediente ou até num domingo. Na hora, a pessoa pode até não responder porque não é urgente, mas também não consegue tirar isso da cabeça. Aquele momento que era para curtir com a família, amigos ou relaxar, acaba gerando efeitos negativos pela preocupação que se instala na sua mente.
Essas exigências do mercado de trabalho compõem alguns dos elementos que têm aumentado o número de trabalhadores com depressão e com a síndrome de burnout. É cada vez maior a preocupação no mundo inteiro com a saúde mental das pessoas no ambiente de trabalho ou fora dele.
Assim, alguns especialistas defendem que é possível perceber a urgência de respostas de outra maneira, e é preciso lidar de outras formas com as tecnologias se permitindo desligar um pouco das redes sociais e demais plataformas de interação digital.



