O Grupo Carrefour Brasil conta com mais de mil lojas em todos os estados e no Distrito Federal. Entre elas, estão o Atacadão, o Sam’s Club e o hipermercado Carrefour, o Carrefour Bairro, o Carrefour Express, além de drogarias e postos de combustíveis. Também fazem parte desse ecossistema o Banco Carrefour e o Carrefour Property, que é a gestora imobiliária do Grupo. Para garantir o funcionamento desse conjunto de operações, o Grupo emprega cerca de 130 mil colaboradores.
Segundo o COO — vice-presidente de operações do Grupo —, Pablo Lorenzo, o objetivo é fazer com que todas as compras sejam feitas dentro do ecossistema da varejista. “O consumidor mudou. Ele quer comprar em lugares diferentes e em momentos diferentes e precisamos oferecer essa jornada para ele”, disse o executivo.
No Rio Grande do Sul, são cerca de 40 lojas. Cerca de 10 mil funcionários atuam no Estado com as bandeiras Atacadão, hipermercado Carrefour e Sam’s Club — além de drogarias e postos de combustíveis. “Inauguramos um novo formato recentemente no Barra Shopping Sul, em Porto Alegre, onde passamos a oferecer a loja combo — reunindo no mesmo espaço Carrefour e Sam’s Club”, explica Lorenzo. A otimização de lojas com a implantação do conceito é liderada pelo Carrefour Property e busca, justamente, oferecer opções complementares para os clientes e melhor rentabilidade.
“Essa oferta de diferentes formatos faz muito sentido no Brasil, onde existe uma diversidade cultural e nos hábitos de compras. E somente o Grupo Carrefour Brasil consegue atender a todos”, conta o COO. O sucesso da estratégia aparece nos resultados. Ao longo de 2024, a companhia observou o progresso nas iniciativas de otimização da rede de lojas e a maturação acelerada das unidades convertidas.
Para fidelizar os clientes e estimular uma jornada dentro dos formatos da companhia, os cartões de crédito Carrefour, Atacadão e Sam’s Club, geridos pelo Banco Carrefour, oferecem descontos e benefícios em todas as lojas — independentemente da bandeira. E também podem ser utilizados através do e-commerce, que é outro braço de vendas importante para o Grupo. No terceiro trimestre, o e-commerce GMV chegou a 10,5% das vendas do Grupo, um aumento de 21% com relação ao mesmo período do ano passado.
“Estamos muito focados em integrar os ambientes físico e digital. É um movimento importante para oferecer melhor experiência ao consumidor. Conhecendo seus hábitos de compra, compreendemos melhor as demandas dos clientes de cada canto do país e podemos oferecer algo realmente valioso e adequado”, projeta Lorenzo.
Sobre o Grupo Carrefour Brasil
Há 49 anos no país, o Grupo Carrefour Brasil é líder do varejo alimentar e tem sua estratégia focada em três pilares: combate à fome e desigualdades (por meio da inclusão social, doação de alimentos e geração de trabalho e renda), inclusão e diversidade (construção diária de um ambiente de valorização da diversidade e promoção da inclusão, eliminando barreiras para o desenvolvimento de todos os colaboradores e atuando continuamente no combate a todos os tipos de discriminação) e proteção ao planeta & biodiversidade (comprometimento com a agenda climática e com o combate ao desmatamento). A companhia conta com um ecossistema completo que reúne operações de Varejo: Carrefour (hipermercado), Carrefour Bairro, Carrefour Express (proximidade), Carrefour.com (e-commerce), Bompreço e Nacional (supermercado e e-commerce), além de Postos e Drogarias; Atacadão (atacado, atacado de autosserviço e e-commerce); Sam’s Club (clube de compras e e-commerce), além do Banco Carrefour e de sua divisão imobiliária, o Carrefour Property. Presente em todos os Estados e Distrito Federal, sua operação abrange mais de mil pontos de vendas. A empresa é a segunda maior operação dentre os países nos quais o Grupo Carrefour opera e uma das 20 maiores empresas listadas na bolsa brasileira (B3). Clique aqui e conheça mais sobre o Grupo.
								
															


