Os preços dos ovos no Brasil atingiram patamares históricos, com um aumento de até 40% nas últimas semanas, segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Universidade de São Paulo. Esse movimento, que começou no fim de janeiro e se intensificou em fevereiro, tem causas bem definidas: a oferta reduzida e a crescente demanda, causadas por fatores internos e externos. Um desses fatores é a procura pelo alimento como alternativa à carne, que também sofre alta nos preços.
A escassez de oferta e a alta nos custos de produção, segundo informações da Associação Brasileira de Supermercados, também têm relação com o problema, especialmente devido ao preço da ração das aves. Outro ponto é o período da Quaresma, no qual geralmente é identificado o aumento dessa demanda.
Internacional
A crise dos ovos nos Estados Unidos também tem relação com a diminuição da oferta, uma vez que o país norte-americano enfrenta uma crise de abastecimento do produto, o que exige maior importação do produto brasileiro para consumo dos americanos. O Brasil exportou 22,1% a mais do produto somente em janeiro, segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
Fonte: Globo Rural e Folha de S.Paulo



