A partir desta sexta-feira (30), os Correios iniciaram o atendimento presencial a aposentados e pensionistas do INSS que suspeitam ter sido vítimas de descontos indevidos em seus benefícios. A medida visa oferecer apoio a quem encontra dificuldades para utilizar os canais digitais do governo.
Cerca de 5 mil agências dos Correios em mais de 70% dos municípios brasileiros estão participando da ação, que não envolve os postos físicos do INSS. O atendimento presencial foi criado para complementar os serviços já disponíveis no aplicativo Meu INSS e pelo telefone 135, que seguem funcionando normalmente.
Os beneficiários podem verificar se sofreram fraudes e também solicitar o ressarcimento dos valores descontados indevidamente. Os endereços das agências participantes podem ser consultados nos sites dos Correios, do INSS, ou pelo telefone 135.
O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, destacou a importância da iniciativa:
“Os Correios se somam nesse grande compromisso do governo para que nenhum aposentado fique no prejuízo. Vamos ampliar o atendimento, fazer um atendimento olho no olho e alcançar aqueles que são mais vulneráveis, que não têm acesso à tecnologia ou que, por outro motivo, queiram receber o auxílio presencial.”
A medida busca alcançar especialmente o público idoso, que muitas vezes enfrenta barreiras no uso de aplicativos e plataformas digitais.



