Governo anuncia MP para recalibrar alta do IOF e aumentar arrecadação – Notícias
Search
Foto: Divulgação

Governo anuncia MP para recalibrar alta do IOF e aumentar arrecadação

A decisão ocorre após fortes críticas do mercado e do Congresso Nacional à medida anterior

Compartilhe esta notícia

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou na noite deste domingo (8) que o governo federal deve editar uma medida provisória (MP) com o objetivo de ampliar a arrecadação e, assim, recalibrar o decreto que previa o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). A decisão ocorre após fortes críticas do mercado e do Congresso Nacional à medida anterior.

A proposta foi debatida em reunião entre a equipe econômica e os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), além de líderes partidários. O encontro buscou um consenso para evitar o desgaste político causado pelo aumento do tributo.

Entre as medidas anunciadas por Haddad estão a criação de uma alíquota de 5% de Imposto de Renda para aplicações antes isentas, como LCIs e LCAs; a equalização da CSLL para instituições financeiras, com o fim da alíquota de 9% e manutenção das faixas de 15% e 20%; e o aumento da taxação das apostas esportivas para 18% sobre a receita líquida (GGR).

Além disso, o governo pretende reduzir em pelo menos 10% os chamados gastos tributários e abrir diálogo com o Congresso sobre possíveis cortes em despesas primárias, como parte do esforço para equilibrar as contas públicas.

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!